“Foram mais os que votaram na mudança do que na continuidade”, diz Luís Montenegro

Luís Montenegro disse que se ganhar a liderança do PSD fará questão de ter nas suas listas pessoas da candidatura de Rui Rio e de Miguel Pinto Luz e desafio Rio para um novo debate.

“Foram mais os que votaram na mudança do que na continuidade”. É desta forma que Luís Montenegro interpreta os dados das eleições diretas do PSD deste sábado que deram a vitória a Rui Rio, com 49,44% dos votos. Um resultado que não foi suficiente para evitar uma segunda volta. O candidato que voltou a eleger António Costa como o seu adversário, e não Rui Rio, lançou um repto ao atual presidente do partido para aceitar fazer um novo debate televisivo na próxima semana, antes da nova votação de dia 18.

Luís Montenegro saudou “o companheiro Rui Rio”, que “não é o adversário”, mas de quem “diverge da estratégia a adotar no futuro”, mas que lhe “merece o maior respeito”. Mas aproveitou o seu discurso, sem direito a perguntas, para piscar o olho aos 2.878 militantes que optaram por votar em Miguel Pinto Luz, que caso votassem Montenegro na segunda volta lhe garantiriam 50,56% dos votos. Isto sem contar com o votos da Madeira, onde o candidato venceu, porque a inconformidades nos cadernos eleitorais levaram o presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, José Manuel Nunes Liberato, a não considerar esses votos.

Se for eleito líder do PSD contarei com ele [Miguel Pinto Luz] para os desafios que temos de enfrentar“, disse Montenegro, que obteve 12.767 votos, correspondentes a 41,26%. Uma declaração que mereceu minutos depois uma resposta de Rui Rio. Se vencer o atual presidente quer contar com ambos.

“Pinto Luz deu um contributo muito positivo nestas eleições pela qualidade política e pelas suas ideias para o debate”, garantiu Montenegro, lembrando que “foram mais os que votaram na mudança do que na continuidade”. “É por isso que temos uma segunda volta”, explicou.

Montenegro elegeu “três preocupações”: unidade, clarificação e ambição. “Unidade porque a preocupação é ser um líder agregador”, justificou. “Se tiver a confiança dos eleitores farei questão de ter nas minhas listas pessoas que estiveram ao lado de Rui Rio e de Miguel Pinto Luz“, frisou. Em termos de clarificação Montenegro, que ganhou esta noite de sábado um novo fôlego para voltar a tentar conquistar a liderança do PSD, explicou que o seu “verdadeiro adversário é António Costa e o Partido Socialista”. Por isso, caso seja eleito presidente do PSD, terá uma “estratégia de oposição firme” em alternativa à levada a cabo por Rio.

Finalmente, em termos de ambição, Montenegro sublinhou que hoje começa “um futuro novo, com ambição de vencer as eleições autárquicas e legislativa, ambição de governar Portugal com vontade de mudança e espírito reformista”.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Foram mais os que votaram na mudança do que na continuidade”, diz Luís Montenegro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião