Sobe para 1.770 número de mortos na China continental com Coronavírus. Mais 105 em 24 horas

  • Lusa e ECO
  • 17 Fevereiro 2020

Comissão de Saúde da China disse que o número de infetados pelo Covid-19 ascendeu a 70.548. Entre os novos casos, 1.933 são da província de Hubei, centro do surto. 

O número de mortos devido ao novo coronavírus (Covid-19) na China continental subiu esta segunda-feira para 1.770, ao mesmo tempo que foram registados 2.048 novos casos de infeção, anunciaram as autoridades.

A Comissão de Saúde da China disse que o número de infetados pelo Covid-19 ascendeu a 70.548. Entre os novos casos, 1.933 são da província de Hubei, centro do surto. Das 105 mortes registadas nas últimas 24 horas, 100 ocorreram em Hubei.

A Comissão de Saúde da China acrescentou que existem 10.644 casos graves de infeção pela doença, enquanto 10.844 pessoas foram curadas e já receberam alta.

Estão ainda a ser acompanhadas 546.016 pessoas que mantiveram contacto próximo com os infetados, sublinhou.

Além de 1.770 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão e um em França.

As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província, situada no centro da China, para tentar controlar a epidemia, uma medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

Além disso, há mais de três mil pessoas a serem procuradas pelas autoridades depois de ter sido confirmado um caso de coronavírus num cruzeiro, avança a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês). A mulher infetada esteve em contacto com milhares de outros passageiros, a quem já tinha sido dado ok para regressarem a casa, em 40 países diferentes.

Nesse contexto, a empresa de cruzeiros Holland America Line, onde ocorreu o caso, já comunicou que está a trabalhar os Governos e departamentos de saúde de vários países para remediar a situação, acrescentando que os restantes 1.454 passageiros e 802 membros da tripulação não apresentaram quaisquer sintomas das da doença.

Vários eventos desportivos como o campeonato Mundial de Atletismo, em Nanquim, na China, ou o Grande Prémio de Fórmula 1, têm sido adiados ou cancelados na sequência do surto. Esta segunda-feira, os organizadores da Maratona de Tóquio, que se iria realizar a 1 de março, decidiram limitar a prova apenas a atletas de alto nível. A decisão vai afetar cerca de 38 mil participantes, confirmou uma pessoa ligada ao processo, à Reuters.

(Notícia atualizada às 10h13)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sobe para 1.770 número de mortos na China continental com Coronavírus. Mais 105 em 24 horas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião