Tesla abre a porta para fabricantes de ‘smart cars’ oferecerem seguros

  • ECO Seguros
  • 1 Março 2020

A aposta da Tesla em associar seguros aos seus automóveis é um precedente para os fabricantes de carros elétricos e inteligentes entrarem no ramo de seguros automóveis, afere a Moody´s.

A Tesla, que já oferece seguro para automobilistas residentes na Califórnia, revelou – numa conference call com analistas – que planeia oferecer soluções de seguro comercial para os condutores que ajudem a alavancar a Tesla Network, uma app da partilha de carros promovida pela própria marca.

Elon Musk, CEO da Tesla, sugeriu recentemente que os seguros serão um produto importante da companhia no futuro. Comentando a aposta, a agência de notação financeira Moody´s, considera que a fabricante de automóveis elétricos está perfeitamente posicionada para aproveitar as informações valiosas e em tempo real que os seus veículos sofisticados disponibilizam.

Os planos da Tesla para explorar esse “conhecimento único”, confirmam que “os fabricantes de automóveis inteligentes [smart cars] estão bem posicionados para se mudar para o seguro automóvel”, considera a Moody´s.

A marca norte-americana já é líder de vendas em Portugal no mercado de automóveis elétricos, representando cerca de um terço das unidades vendidas na categoria à frente dos concorrentes mais próximos (Nissan e Renault), segundo estatísticas do verão de 2019.

Entretanto, depois de megafábricas instaladas nos EUA e na China, a Tesla sofreu um revés no projeto da unidade fabril anunciada em novembro de 2019 para a região de Brandenburgo, na Alemanha. As obras de construção da nova gigafactory da Tesla foram suspensas por decisão proferida por um tribunal alemão dando seguimento ao recurso interposto por um movimento ambientalista.

O projeto lançado para ser concretizado próximo de Berlim representa 4 000 milhões de euros de investimentos e oito mil empregos, prevendo-se que a fábrica esteja a operar em 2021.

Por questões de impacto ambiental, o tribunal administrativo superior de Berlim-Brandenbourg mandou suspender o abate de árvores na área florestal superior a 90 hectares onde está previsto implantar a primeira fábrica de veículos elétricos e baterias da Tesla na Europa.

Entretanto, o empresário reagiu à decisão judicial relativizando a questão ambiental. Através da rede Twitter, o patrão da Tesla argumentou que o projeto ocupará uma pequena parte da referida área florestal. Refutou que se trate de reserva natural porque, segundo Musk, as árvores em causa foram plantadas ali “para servir uma fábrica de cartão”. E rematava: a gigafactory da Tesla vai ser alimentada por energia renovável e “contribuirá para fabricar automóveis 100% elétricos”.

Depois, a interdição judicial foi levantada condicionalmente e, de acordo com as autoridades alemãs, após 5 de março o processo voltará a ser apreciado.

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