Atomico lança fundo de 820 milhões para startups europeias

Criado em 2006, Atomico lança agora o seu quinto fundo. Quer investir em startups europeias, em rondas de Series A e seguintes.

O fundo de capital de risco europeu Atomico lançou esta terça-feira o seu quinto fundo, Atomico V, no valor de 820 milhões de dólares e com a missão de financiar projetos criados por fundadores europeus em Series A e subsequentes, anunciou em comunicado.

A ideia do fundo, que já investiu em startups fundadas em Portugal — caso, por exemplo, da Uniplaces — cria assim um fundo capaz de investir em Series B e C. O processo de levantamento do fundo inclui a participação de nomes como Adyen, Klarna, Transferwise, Spotify, Supercell, Skype and Zoopla.

Até agora, o Atomico V já investiu nas startups Infarm, HealX, Spacemaker, Kheiron Medical, Peakon, Scoutbee, Koru Kids, Automation Hero and AccuRx.

Com este quinto fundo, a avaliação de ativos da Atomico chega aos 2,7 mil milhões.

“O capital de risco tem um papel fundamental a desempenhar num mundo com tantos desafios urgentes”, explica Niklas Zennström, CEO da Atomico. “Andamos à procura de fundadores com missão ambiciosa atrás de startups que ofereçam soluções visionárias para problemas aparentemente intratáveis. Somos guiados por uma crença simples: lucro e propósito reforçam-se mutuamente, não são mutuamente exclusivos”, acrescenta.

Com base em Londres, o fundo de capital de risco Atomico foi fundado em 2006. Na equipa fundadora conta com membros que estiveram em empresas como o Skype, a Google, Twitter, Uber e Spotify.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atomico lança fundo de 820 milhões para startups europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião