Antes de resultados, Jerónimo Martins e EDP pesam em Lisboa

A Jerónimo Martins e a EDP, que apresentam contas esta quinta-feira, lideraram as perdas da bolsa de Lisboa, levando o PSI-20 a acompanhar as quedas dos pares europeus.

Em dia de “chuva de resultados”, a bolsa nacional encerrou em terreno negativo, em linha com as ações europeias que corrigiram de máximos. A Jerónimo Martins e a EDP, que apresentam contas após o fecho, foram as que mais contribuíram para as perdas de Lisboa.

O PSI-20 desvalorizou 0,45%, para os 5.411,21 pontos, com nove títulos no vermelho, seis no verde e três inalterados: CTT, Navigator e Pharol. Já o Stoxx 600 perdeu 0,62%, com o coronavírus a ensombrar as negociações perante receios face ao aumento do número de contágios fora da China.

Por Lisboa, a Jerónimo Martins foi o título mais penalizado do índice de referência. As suas ações recuaram 2%, para os 16,87 euros, isto antes de serem conhecidas das suas contas relativas ao ano passado.

Também a EDP divulga o balanço da sua atividade no ano passado, e o rumo bolsista foi semelhante. As ações da elétrica liderada por António Mexia, desvalorizaram 1,06%, para os 4,874 euros, corrigindo do máximo histórico alcançado na última sessão.

A sua participada EDP Renováveis também se destacou pela negativa, tendo os seus títulos recuado 0,46%, para os 12,94 euros. Deslize que acontece apesar de a empresa liderada por Manso Neto ter divulgado, antes da abertura do mercado, que os seus lucros dispararam 52% em 2019, para 475 milhões de euros, bem como o dividendo a distribuir vai subir.

Também o BCP que anuncia os resultados de 2019 esta tarde não escapou ao vermelho, tendo as suas ações perdido 0,57%, para encerrarem a negociação nos 19,07 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antes de resultados, Jerónimo Martins e EDP pesam em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião