Trump declara emergência nacional nos Estados Unidos

  • ECO e Lusa
  • 13 Março 2020

O Presidente norte-americano declarou o estado de emergência nacional nos Estados Unidos. Vai disponibilizar até 50 mil milhões de dólares para combater os efeitos do surto.

O Presidente norte-americano declarou o estado de emergência nacional nos Estados Unidos e anunciou que vai disponibilizar 50 mil milhões de dólares para ajudar a combater esta pandemia, para além de meio milhão de testes, avança o jornal britânico The Guardian.

“Para libertar todo o poder dos recursos do Governo federal, declaro oficialmente uma emergência nacional”, anunciou o Presidente norte-americano, elogiando o esforço que está a ser feito pelo Departamento de Saúde norte-americano.

Donald Trump anunciou ainda que vai disponibilizar até 50 mil milhões de dólares (44,5 mil milhões de euros) a cada Estado para ajudar a combater esta pandemia, para além de meio milhão de testes, embora tenha alertado para um controlo. “Não queremos que as pessoas façam o teste se acharmos que não devem fazê-lo. E não queremos que haja uma corrida os testes. Apenas se tiverem os sintomas certos”, disse.

Trump tem sido acusado de ter inicialmente minimizado a gravidade da crise global de saúde, mas procurou esta sexta-feira dar um “sinal de determinação” no combate à propagação do novo coronavírus, com uma série de medidas de emergência.

O Presidente disse que também dá às autoridades de emergência sob controlo do secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, autorização para renunciar aos regulamentos e leis federais para dar aos médicos e hospitais flexibilidade no tratamento de doentes.

(Notícia atualizada às 21h19 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump declara emergência nacional nos Estados Unidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião