Lusitania e Willis lideram em receitas de seguros junto do SNS

  • António Ferreira
  • 5 Abril 2020

Fidelidade protege equipas do INEM, Generali segura os SUCH e a Lusitania o Hospital de São João. Com o setor da saúde sob pressão extrema, saiba como, onde e, por quanto estão as seguradoras.

Os 30 operadores de seguros com maior volume de negócio no setor público da saúde, incluindo entidades do setor público empresarial, são agora revelados por ECOseguros após consulta à base de dados governamental que ilustra as escolhas públicas e de outras entidades ligadas ao Estado na área mais em foco durante a pandemia. Também uma listagem dos maiores contratos existentes, quem os detém, quem são os clientes e quanto valem são divulgados.

Entre 2018 e 2020 foram contratualizados, pelas 30 maiores operadoras no mercado do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais de 26 milhões de euros em seguros atualmente em vigor. As seis maiores carteiras em valor representam 80% do montante contratualizado com entidades que integram o sistema de saúde. Essas seis carteiras representam perto de 21 milhões de euros, salientando-se a Lusitania em montante agregado e maior carteira (número de contratos), enquanto a Luso Atlântica se destaca por faturar num único contrato cerca do 10% do total global.

Ranking seguradoras: maiores carteiras na Saúde

ECOseguros recolheu e tratou informação do portal base.gov.pt para identificar adjudicantes do setor público de saúde (hospitais, unidades regionais e locais de saúde e outros organismos que integram o SNS) e adjudicatários (seguradoras, corretoras e mediadoras) participantes em contratos por ramos de seguro, valores, cronologia e duração dos procedimentos.

Os procedimentos de contratação identificados visam a compra de seguros por lotes, subscrição de apólices e ou simples adjudicação de serviços nos mais diversos ramos (acidentes pessoais e de trabalho, responsabilidade civil, multirriscos, maquinaria, transportes, seguro escolar, etc.). Como se verá adiante, para os funcionários que agora estão ‘na linha da frente’ do combate à pandemia – um risco improvável na altura dos contratos -, as coberturas não vão além do seguro obrigatório (acidentes de trabalho).

Abordando dados relativos a número de contratos por seguradora; entidades adjudicantes; cobertura contratada e tipo de procedimento; valor das apólices, também se conclui que, por um lado, alguns hospitais de referência e organismos mobilizados no combate à covid-19 são parte nos contratos de seguro de valor mais elevado.

Restringindo a análise aos estabelecimentos e entidades mais representativos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ECOseguros construiu uma amostra – igualmente ordenada por montantes dos contratos – mas agora identificando também entidades adjudicantes nos 20 contratos de maior valor, incluindo-se ramos ou categorias de seguro contratados e a distribuição geográfica do procedimento.

Willis tem o maior contrato: 6 milhões de euros

Enquanto a corretora Willis lidera com o contrato de maior valor, a Lusitania figura em nove dos 20 de montante mais elevado.

Por outro lado, o quadro em cima mostra que funcionários de organismos críticos como o INEM, que acodem a situações de emergência, e os SUCH, que lidam com resíduos e descartáveis de risco nos hospitais, estão entre os profissionais do SNS com proteção de seguros que, na maioria dos casos, vão pouco além de coberturas para acidentes pessoais e de trabalho (por lei, são seguros obrigatórios).

De acordo com dados preliminares anunciados pelo Ministério da Saúde, até ao momento desta edição, mais de 1330 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares de saúde e outros técnicos já foram infetados pela doença. De acordo com a ministra Marta Temido, a informação disponível ainda não desagrega o pessoal do Serviço Nacional de Saúde e de todo o sistema de saúde.

Este ‘quem, como, onde e por quanto’ estão as seguradoras no sistema público de saúde proporciona um panorama de consulta rápida aos contratos em vigor e sua distribuição pelos operadores. Partindo de universo inicial contando milhares de registos na órbita de ‘seguros’ no portal de contratos públicos online, os dados foram filtrados e afinados, para selecionar as entidades operacionais de maior visibilidade no sistema nacional de saúde, cobrindo os últimos três anos, até tornar possível tratar 30 a 50 contratos de maior valor e ainda em vigor.

Algumas entidades do SNS estarão excluídas dos resultados apresentados, por razões diversas. Esse aspeto (assim como contratos expirados nos últimos cinco meses) não limita o retrato e dinâmica concorrencial da indústria seguradora junto do sistema nacional de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lusitania e Willis lideram em receitas de seguros junto do SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião