Idosos em lares infetados com Covid vão mudar de instalações. Até podem mudar de concelho

Segundo o Governo. idosos "em isolamento profilático e/ou em situação de infeção confirmada de Covid-19", vão mudar de instalações. A medida é tomada para conter a propagação do vírus.

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de Covid- 19 nos lares portugueses, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou fora do concelho.

Segundo o despacho aprovado esta quinta-feira pelo Executivo, a medida pode ser aplicada para doentes confirmados com covid-19, mas não só. “Estabelece-se ainda que, quando não existam equipamentos alternativos nos próprios municípios, sejam procuradas soluções noutras autarquias do distrito ou de distritos adjacentes, sempre em articulação entre as várias autoridades“, sublinha o comunicado do Executivo, divulgado esta sexta-feira.

A medida é tomada por forma a garantir que os “utentes possam ser protegidos, cumprindo os planos de contingência e impedindo a contaminação de mais pessoas” e vai ser articulada entre as Câmaras Municipais, a Proteção Civil, a autoridades de saúde locais e da Segurança Social, informa a nota de imprensa.

As normas aplicam-se a estabelecimentos de apoio social, residencial, destinados a pessoas idosas, e às unidades de internamento da Rede Nacional de Cuidados Intensivos Integrados (RNCCI).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Idosos em lares infetados com Covid vão mudar de instalações. Até podem mudar de concelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião