Coronavírus poderá atrasar reembolso do IRS

  • ECO
  • 1 Abril 2020

O Fisco admite que vai ser mais benevolente com divergências detetadas, contactando o contribuinte via SMS, email ou telefone, para que corrija a declaração.

Esta quarta-feira arranca o período de entrega do IRS, ou seja, os portugueses vão declarar quanto ganharam e quanto receberam em 2019 e vão saber se têm de pagar ou receber à Autoridade Tributária. Contudo, poderá haver um atraso nos reembolsos de IRS tendo em conta a epidemia que o país enfrenta, avança o Correio da Manhã (acesso pago).

De acordo com o jornal, o atual estado informático do Fisco não permite um reembolso mais rápido do que os 12 dias atingidos em 2019. Há cerca de 8.000 funcionários a trabalharem a partir de casa e as Finanças não se comprometem com um prazo para entregarem o reembolso.

“A campanha vai processar-se com toda a normalidade”, aponta fonte do Executivo ao CM, acrescentando que “não existe e um problema de liquidez do Estado”, isto apesar de o Estado estimar gastar mil milhões de mês só com o lay-off.

Ainda assim, para as pessoas mais idosas, um responsável do Fisco garante que “se existirem dificuldades de entrega, será ponderado um alargamento no prazo de entrega“. Segundo escreve o jornal, a AT vai dar uma maior benevolência em divergências detetadas, contactando o contribuinte via SMS, email ou telefone, para que corrija a declaração e, por forma a evitar que este se desloque às repartições das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coronavírus poderá atrasar reembolso do IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião