Lisboa resiste a queda da Galp. BCP põe bolsa no verde

A bolsa nacional encerrou a primeira sessão da semana a subir mais de 1%, apesar de pressionada pelos títulos da EDP, Galp e Jerónimo Martins. BCP puxou pelo PSI-20.

A Galp Energia, a Jerónimo Martins e a EDP foram as únicas cotadas em queda nesta primeira sessão da semana, mas não foram suficientes para penalizar o índice, que encerrou a somar mais de 1%. O pior desempenho desta sessão coube à petrolífera nacional, que perdeu mais de 4%, numa altura em que o preço do barril de petróleo está em queda nos mercados internacionais.

O PSI-20 cresceu 1,16% para 4.018,62 pontos, depois de ter perdido cerca de 0,5% na sessão anterior. Das 18 cotadas nacionais, a maioria encerrou com valorizações bastante expressivas, como é o caso do BCP, que avançou 2,58% para 0,0914 euros, após várias sessões em mínimos de sempre, e da Nos, que valorizou 2,28% para 3,138 euros.

As cotadas do papel também se destacaram nesta primeira sessão: a Altri somou 8,89% para 3,97 euros, a Semapa subiu 3,77% para 8,25 euros, enquanto a Navigator aumentou 3,77% para 2,204 euros. A dar força ao desempenho do índice de referência nacional estiveram ainda os títulos da Mota-Engil, que dispararam 12,01% para 1,212 euros.

No lado oposto, a travar uma subida mais expressiva do PSI-20 estiveram os títulos da Galp Energia, que afundaram 4,25% para 9,92 euros. Esta queda da petrolífera nacional acontece numa altura em que o preço da matéria-prima está a desvalorizar nos mercados internacionais: o Brent cai 2,9% para 33,17 dólares e o WTI recua 3,67% para 27,3 dólares.

Ainda nas quedas, destaque para as ações da Jerónimo Martins, que caíram 0,62% para 16 euros, e para as da EDP que recuaram 0,25% para 3,547 euros, no dia em que foi notícia que a elétrica está a perder quota no mercado livre de eletricidade há 26 meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa resiste a queda da Galp. BCP põe bolsa no verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião