Allianz e BBVA criam empresa conjunta de bancassurance

  • ECO Seguros
  • 27 Abril 2020

A Allianz e o BBVA concluíram um acordo estratégico visando criar uma "joint-venture" para a venda de seguros gerais da companhia alemã utilizando os canais de distribuição do banco espanhol.

A Allianz pagará cerca de 950 milhões de euros no âmbito do acordo que levará à constituição da empresa conjunta de bancassurance, segundo notícia avançada pelo jornal Expansión. Com base no acordo, a Allianz e BBVA serão sócios nos seguros P&C (propriedade e danos) e sobretudo no mercado espanhol.

A imprensa espanhola nota que o entendimento estratégico culmina um processo de dois anos, ao longo do qual o banco liderado por Carlos Torres procurou um parceiro global para reforçar a sua posição em seguros gerais. Porém, a solução negociada com a Allianz deixa de fora os mercados mexicano e os de outros países da América Latina, por isso o encaixe resultante será inferior ao que inicialmente seria esperado pelo grupo bancário.

A área Vida também ficou excluída do entendimento alcançado, uma vez que o banco de origem basca continuará a distribuir através da BBVA Seguros, subsidiária que atua em diversos ramos (Vida, habitação e seguro automóvel).

O acordo que cria a joint venture (jv) permitirá à companhia de seguros alemã contar com uma nova estrutura para reanimar a sua presença no mercado espanhol, depois de outra venture com o Banco Popular ter chegado ao fim.

BBVA confirma acordo com valor inferior ao noticiado

Entretanto, confirmando existência e conclusão de um acordo, um comunicado do banco indica encaixe de um valor fixo inicial de 277 milhões de euros, ficando a Allianz com 50% (mais uma ação) do capital da nova jv. A este valor acrescem 100 milhões de euros, variáveis em função de metas de gestão que serão fixadas ao longo do processo de integração.

Citado no comunicado, Carlos Torres, afirma: “Associarmo-nos a uma seguradora com a importância da Allianz proporciona aos clientes do BBVA em Espanha uma oferta de seguros mais ampla e inovadora”. Como antecipado, o ramo saúde fica excluído da parceria e o acordo estratégico tem validade de 15 anos, detalha o mesmo documento.

A nova plataforma de bancassurance abre aos clientes do banco acesso às soluções de seguro da alemã (com cerca de 2 400 milhões de euros de prémios em não Vida, em 2019, a Allianz posiciona-se entre as três companhias mais fortes no negócio P&C em Espanha).

Em contrapartida, além de garantir a gestão da nova unidade de negócio, a seguradora vai apoiar-se em mais de 2 500 agências que compõem a rede de distribuição do BVA em Espanha.

(Atualizado às 09h30, 28 de abril, com informação BBVA España)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz e BBVA criam empresa conjunta de bancassurance

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião