App tem de ser instalada por 60% dos utilizadores para ser eficaz no rastreio a Covid-19
Aplicação monitorCovid19.pt será de uso voluntário, permitindo aos utilizadores interessados descobrir casos de contacto próximo com infectados por covid-19.
Apoiar os cidadãos no combate à propagação do Covid-19 é o objetivo de uma nova aplicação portuguesa que vai alertar os utilizadores em Portugal que estiveram em contacto com pessoas infetadas com o novo coronavírus. Contudo, para ser eficaz a app, designada como monitorCovid19.pt, terá de ser instalada, pelo menos, por 60% dos utilizadores de smartphones em Portugal, adianta o Público (acesso condicionado).
Os pormenores da nova aplicação que resulta de um projeto iniciado no final de março, coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), foi apresentada na segunda-feira durante uma visita ao Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), um dos parceiros do projeto, a vários membros do Governo, entre eles o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior e a ministra da Coesão Territorial.
A aplicação portuguesa não exige que a Direção-Geral de Saúde (DGS) tenha acesso aos telemóveis dos portugueses para proceder ao rastreio. Esta app não vai guardar a localização dos utilizadores nem revelar a identidade das pessoas infetadas, e não será de uso obrigatório.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
App tem de ser instalada por 60% dos utilizadores para ser eficaz no rastreio a Covid-19
{{ noCommentsLabel }}