China: prémios de seguro disparam 83% em março

  • ECO Seguros
  • 3 Maio 2020

Janeiro foi o mais forte em volume, com 118 mil milhões de euros em prémios. Fevereiro, primeiro mês inteiro de confinamento na China, foi o mais fraco do primeiro trimestre.

Globalmente, as seguradoras chinesas reuniram cerca de 217 mil milhões de euros em prémios no primeiro trimestre de 2020 (1ºT), revelam dados do regulador local citados na imprensa. Os 1,67 biliões de yuan que a China Banking and Insurance Regulatory Commission (CBIRC) compila para o trimestre traduzem incremento de 2,3% face ao volume agregado de prémios de seguro em período homólogo de 2019.

O ramo P&C (sigla internacional para património e acidentes) mostrou-se praticamente estagnado, com variação de apenas 0,3% e a juntar o equivalente a 38,5 mil milhões de euros em prémios nos primeiros três meses deste ano. Por seu lado, o ramo vida apresentou crescimento de 2,73% para 1,37 biliões de yuan (177,9 mil milhões de euros).

Considerada o epicentro de origem da pandemia, a cidade de Wuhan, na província de Hubei, região central da China, inaugurou o calendário global de isolamento sanitário a 23 de janeiro, tendo iniciado o relaxamento das medidas de confinamento social 76 dias depois, a 8 de abril. Ao longo deste último mês, as restantes regiões da China sucederam no relaxamento das medidas de isolamento que haviam sido impostas para travar a propagação da Covid-19 (SARS-CoV-2).

Só em março, período em que a Organização Mundial de Saúde declarou a Covid-19 como pandemia, as seguradoras do mercado chinês registaram aumento mensal de 83,4% angariando 492,7 mil milhões de yuans (64 mil milhões de euros) em prémios. Porém, esta subida assinalável não resulta apenas do efeito de antecipação do fim do confinamento, mas sobretudo porque compara com a fragilidade notada em fevereiro em todo o sistema financeiro. De resto, os dados disponíveis não permitem comparar março do ano corrente com igual mês de 2019.

Em janeiro, o conjunto das seguradoras chinesas realizaram 908,1 mil milhões de yuan (118 mil milhões de euros), mais 6,8% face ao volume de prémios de igual mês um ano antes. No entanto, o crescimento mais lento da atividade (face subida de 24% observada em janeiro de 2019) é justificado pelo efeito do alastramento do surto infeccioso a outras cidades da China e pela coincidência do período festivo de transição do Ano Lunar.

Por outro lado, como referido, a forte subida sequencial de fevereiro para março é explicada pela quebra em consequência da crise da Covid-19, mais sentida em fevereiro, notam as fontes.

No total, as receitas de prémios de seguros caíram 14,4% no segundo mês de 2020, face a fevereiro do ano anterior, para 286,7 mil milhões de yuan (cerca de 37,2 mil milhões de euros), revela a estatística chinesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China: prémios de seguro disparam 83% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião