Covid-19 trava comércio entre Europa e China. Importações chinesas afundam 8% em fevereiro

  • ECO e Lusa
  • 20 Abril 2020

O comércio entre a União Europeia e a China travou em fevereiro, mês em que o novo coronavírus se disseminou no território chinês e se espalhou por todo o mundo.

O novo coronavírus travou o comércio entre a Europa e a China. As importações chinesas para a União Europeia (UE) afundaram 8% em fevereiro, mês em que o vírus do Covid-19 se disseminou no território chinês e se espalhou por todo o mundo. As exportações também caíram, mas menos.

De acordo com o Eurostat, o conjunto dos Estados-membros da UE importaram 25,9 mil milhões de euros em mercadorias da China em fevereiro, menos 8% do que no mesmo período do ano passado. As vendas da UE para a China também travaram, mas a um ritmo menos intenso: reduziram-se em 0,7% para 14,6 mil milhões de euros.

Nos dois primeiros meses do ano, as importações da China totalizaram os 60,5 mil milhões de euros, uma redução de 2,1% face ao mesmo período de 2019. As exportações registaram uma queda de 3,6% em janeiro e fevereiro, com as vendas a atingindo os 29,6 mil milhões de euros. O défice comercial com a China reduziu-se assim para 30,9 mil milhões.

Excedente da balança comercial cresce na Zona Euro

A Zona Euro viu o excedente da balança comercial externa de bens avançar parar os 23,0 mil milhões de euros em fevereiro, face ao de 18,5 mil milhões homólogos, ainda segundo o Eurostat.

As exportações da Zona Euro chegaram aos 189,3 mil milhões de euros, uma subida de 1,6% face ao mês homólogo (186,3 mil milhões), enquanto as importações recuaram 1,0% dos 167,9 mil milhões de euros para os 166,3 mil milhões de euros.

Por seu lado, a UE registou um saldo positivo de 22,4 mil milhões de euros na balança comercial de bens com o resto do mundo, que se compara com o de 16,4 mil milhões de euros de fevereiro de 2019.

As exportações aumentaram 1,0% para 170,7 mil milhões de euros (169,0 mil milhões de euros em fevereiro de 2019) e as importações caíram 2,8% para os 148,3 mil milhões de euros em fevereiro na variação homóloga (152,5 mil milhões de euros).

Segundo o gabinete estatístico europeu, o comércio entre os países do euro recuou 0,6% entre fevereiro de 2019 (162,5 mil milhões de euros) e deste ano (161,5 mil milhões de euros).

Por seu lado, as trocas comerciais de bens entre os 27 Estados-membros atingiu os 253,3 mil milhões de euros, uma subida homóloga de 1,0% por cento (250,7 mil milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19 trava comércio entre Europa e China. Importações chinesas afundam 8% em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião