Número de desempregados inscritos no IEFP dispara quase 9% em março

Em março, havia 343.761 desempregados inscritos no IEFP, mais 8,9% do que em fevereiro e mais 3% do que no mesmo período do ano passado.

O número de desempregados inscritos nos serviços de emprego subiu quase 9% em março em relação ao mês anterior. De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o universo de desempregados cresceu em mais de 28 mil pessoas entre o segundo e o terceiro mês do ano. O Algarve destaca-se com um salto de mais de 41%.

“No fim do mês de março de 2020, estavam registados, nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas, 343.761 indivíduos desempregados, número que representa 70,9% de um total de 485.190 pedidos de emprego. O total de desempregados registados no país foi superior ao verificado no mesmo mês de 2019 (mais 9.985; mais 3,0%) e também face ao mês anterior (mais 28.199; mais 8,9%)”, lê-se na nota estatística divulgada esta segunda-feira.

Número de desempregados disparou em março

Fonte:IEFP

O gabinete de Ana Mendes Godinho detalha ainda que só no continente (isto é, excluindo as regiões autónomas), o número de desempregados inscritos no IEFP subiu para 321.164, mais 9,6% em comparação com fevereiro e mais 3,7% em comparação com março de 2019.

A pandemia de coronavírus colocou, assim, um travão à tendência de melhoria do mercado de trabalho em Portugal, tendo sido o turismo um dos setores mais afetados. Por isso mesmo, na análise regional, o Algarve destaca-se com um aumento do número de desempregados de 41,4%, em termos homólogos. Em contraponto, nos Açores ainda foi possível registar um recuo do número de desempregados: menos 8,8% do que no mesmo mês de 2019.

O IEFP adianta, por outro lado, que foi no setor do alojamento, restauração e similares que se verificou o maior aumento em termos homólogos (17,9%), seguido do setor das atividade imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio (10,3%) e dos transportes e armazenagem (9,4%).

De acordo com os dados disponibilizados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP), nos primeiros 16 dias de abril, o total de desemprego registado pelo IEFP já subiu em mais de 40 mil pessoas para 361.669. Estes dados dizem respeito apenas ao continente.

(Notícia atualizada às 11h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de desempregados inscritos no IEFP dispara quase 9% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião