“Estava enganado”, diz Buffett. Investidor vendeu todas as ações de companhias aéreas

  • ECO
  • 3 Maio 2020

"Estava enganado" disse o milionário norte-americano relativamente ao investimento na aviação, tendo optado por desfazer-se de todas as posições detidas nas companhias norte-americanas.

O milionário norte-americano, Warren Buffett, assume que investir na aviação foi um erro, tendo anunciado que se desfez de todos as posições que detinha nas quatro maiores companhias aéreas dos EUA, em abril. O mea culpa foi feito pelo investidor durante a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway que decorreu este sábado, depois de o conglomerado ter registado prejuízos de 49,7 mil milhões de dólares (45,2 mil milhões de euros) no primeiro trimestre.

No total, o milionário desfez-se de posições acionistas de cerca de seis mil milhões de dólares no setor da aviação, procurando minimizar os efeitos negativos. Ainda assim, Warren Buffett assume que essa retirada ditou “uma perda substancial”.

O conglomerado detinha posições importantes nas companhias aéreas, incluindo uma participação de 11% na Delta Air Lines, 10% na American Airlines, 10% na Southwest Airlines e 9 % da United Airlines no final de 2019, de acordo com os registos da empresa. Tratavam-se das maiores participações detidas no setor, que foram construídas pelo milionário norte-americano desde 2016 e após vários anos sem olhar para a aviação.

Agora, face aos fortes danos que abalam o setor da aviação em resultado da quase paralisação das economias a nível global, as ações das companhias aéreas sofrem danos pesados.

“Acontece que estava enganado”, assumiu Warren Buffett, em declarações citadas pelo Financial Times. “O negócio da aviação — e posso estar errado e espero estar errado — mudou de uma forma muito importante, acredito“, acrescentou.

“Não sei se daqui a dois ou três anos se tantas pessoas vão voar tantas milhas quantas as que fizeram no ano passado”, interrogou-se ainda, acreditando, contudo, que caso o negócio encolha para entre 70% a 80%, as companhias aéreas têm capacidade de resistir.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estava enganado”, diz Buffett. Investidor vendeu todas as ações de companhias aéreas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião