Portugal contra quarentena obrigatória para quem chegue ao país

  • ECO
  • 19 Maio 2020

Os países da União Europeia estão em negociações conjuntas sobre o assunto, mas o Governo lembra que a posição da UE é de que "não devem ser adotadas, unilateralmente, quarentenas de caráter geral”.

Portugal não está a considerar impor quarentena obrigatória a quem chegar ao país, mas poderá vir a fazê-lo no quadro de negociações da União Europeia (UE), segundo noticia esta terça-feira o Diário de Notícias (acesso livre). O Ministério da Administração Interna garante que Portugal acompanha a posição da Comissão Europeia “de que não devem ser adotadas, unilateralmente, quarentenas de caráter geral”.

Com o levantamento do desconfinamento, vários países europeus têm imposto quarentenas de 14 dias a quem chega ao país, ainda que não apresentem sintomas de Covid-19. É o caso de Espanha. O ministro liderado por Eduardo Cabrita não respondeu ao DN sobre eventuais negociações entre Portugal e outros países para isentar os cidadãos nacionais dessa obrigação, mas aponta para conversações no quadro da União Europeia nesse sentido.

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, tinha já dito, esta segunda-feira em entrevista à TVI, que os emigrantes ficam de fora desta obrigação quando passarem por Espanha para regressar a território português. “As possibilidades de os emigrantes regressarem por via terrestre existem, como sempre existiram”, disse Vieira da Silva, sublinhando que passar por Espanha de carro é diferente de ficar no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal contra quarentena obrigatória para quem chegue ao país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião