Avaliação das casas sobe em abril. Volta ao recorde de 1.111 euros por metro quadrado

Valor mediano a que os bancos estão a avaliar os imóveis para efeitos de concessão de crédito subiu um euro em abril. Número de imóveis sujeitos a avaliação baixou 2% face a um ano antes.

Após o primeiro recuo em quatro anos registado em março, a avaliação bancária das casas retomou as subidas em abril. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor do metro quadrado situou-se nos 1.111 euros, em termos medianos, mais um euro que em março, e igualando o recorde estabelecido dois meses antes. Mas o número de imóveis sujeitos a avaliação baixou 2% face há um ano.

“O valor mediano de avaliação bancária foi 1.111 euros em abril, mais um euro que o observado no mês precedente. Este valor representa uma subida de 0,1% relativamente a março e um aumento de 9,5% face ao mesmo mês do ano anterior”, dá conta o gabinete público de estatísticas nesta quinta-feira.

A avaliação das casas para efeitos de concessão de crédito, retomou assim o rumo ascendente apesar dos efeitos da pandemia. O registo de abril, iguala o recorde de fevereiro, tendo em conta o histórico do INE que se inicia em janeiro de 2011.

Avaliação das casas volta a subir

Fonte: INE

O gabinete de estatísticas refere ainda que “não obstante as circunstâncias excecionais, o número de avaliações bancárias reportado ascendeu a cerca de 22 mil, ligeiramente inferior (-2%) ao reportado no mesmo mês do ano anterior”. Já face ao mês anterior — março — a quebra no número de imóveis avaliados é de 12%.

Avaliações em Lisboa passam à frente do Algarve

Em termos geográficos, registaram-se movimentos diferenciados no rumo das avaliações bancárias, em abril, destacando-se o facto de a redução em um euro, para 1.482 euros por metro quadrado, na avaliação mediana no Algarve, ter voltado a por a Área Metropolitana de Lisboa no topo das avaliações. Aí, o valor mediano da avaliação manteve-se inalterado nos 1.483 euros.

Já o Norte, Centro e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores foram as regiões onde a avaliação das casas avançou entre março e abril, atingindo níveis recorde. No caso do arquipélago dos Açores tratou-se do maior incremento a nível nacional — 3,2% — para se fixar numa mediana de 937 euros. No Norte e Centro, o aumento foi de 0,3% e 1,6%, respetivamente, para os 963 e 831 euros. Na região Autónoma da Madeira verificou-se um crescimento de 0,8%, para os 1.147 euros.

No caso do Alentejo, pelo contrário, as avaliações desceram 0,2%, para uma mediana de 802 euros por metro quadrado.

(Notícia atualizada às 11h54)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas sobe em abril. Volta ao recorde de 1.111 euros por metro quadrado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião