Restaurantes a 100% só com acrílicos a separar. Bares continuam fechados

A partir de 1 de junho, os restaurantes deixam de estar obrigados a manter a lotação dos espaços a 50%, desde que sejam colocadas divisórias entre mesas. Bares e discotecas continuam fechados.

Os restaurantes vão poder voltar a ter a lotação máxima a partir da próxima segunda-feira. A condição é que mantenham distância mínima através da instalação de divisórias impermeáveis (como por exemplo de acrílico) entre mesas, anunciou esta sexta-feira, o primeiro-ministro, António Costa. Para já, os bares e discotecas continuam de portas fechadas.

“Desaparece a regra da lotação máxima de 50% na lotação dos restaurantes, mantendo-se a necessidade de afastamento de um metro e meio, desde que entre os clientes seja colocada uma barreira física impermeável”, disse, o primeiro-ministro, António Costa, em declarações transmitidas pela RTP3, após o Conselho de Ministros.

Uma vez eliminada a obrigatoriedade de manter a lotação dos restaurantes a 50% da capacidade, o Chefe de Governo explicou que os espaços vão poder seguir dois caminhos: ou” manter as regras atualmente em vigor” com a redução da lotação e o distanciamento mínimo de um metro e meio ou “podem evoluir para a utilização da sua lotação legal, desde que coloquem barreiras físicas impermeáveis entre os diferentes comensais“, esclareceu.

No que toca aos bares e discotecas, ainda não à data para a reabertura. “Em relação aos bares e discotecas mantêm-se as regras anteriores, não serão revistas nos próximos 15 dias”, assinalou o primeiro-ministro.

Estas decisões foram anunciadas esta sexta-feira, após o Conselho de Ministros em que foram decididas as medidas específicas da terceira fase de desconfinamento, que arranca na próxima segunda-feira. António Costa admitiu que há “preocupação face à evolução [do número de casos de Covid-19] da área de Lisboa”, pelo que há algumas regras específicas para esta região, como é o caso das lojas do cidadão, lojas com mais de 400m2 e centros comerciais.

(Notícia atualizada às 19h11)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Restaurantes a 100% só com acrílicos a separar. Bares continuam fechados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião