BRANDS' TRABALHO Gamificando a avaliação de desempenho
Joana Gonçalves Rebelo, Manager EY, People Advisory Services, explica a importância de alterar a lente com que se olha para a avaliação de desempenho em tempos de crise.
Se anteriormente atingir objetivos organizacionais e de negócio era já muito importante para a continuidade de negócio, na atualidade tornam-se um imperativo de sobrevivência. O atingir de objetivos de negócio, desde logo os de curto prazo, pode significar manter a viabilidade da empresa e consequentemente garantir o emprego a todos aqueles que lá trabalham.
Em termos organizacionais, uma das ferramentas mais importantes que os gestores têm para suportar a definição e acompanhar o atingir dos objetivos definidos pelo negócio é a avaliação de desempenho. Esta ferramenta tradicionalmente reflete uma política de avaliação de performance, de grupo e do indivíduo, face aos objetivos previamente definidos e que pode ou não derivar em recompensas – tradicionalmente financeiras – bem como em planos de desenvolvimento.
"Tradicionalmente podemos encontrar gamification em ambientes de aprendizagem e formação, no entanto, extrapolando e adaptando o seu uso, poderá ter uma aplicabilidade alargada no seio organizacional.”
Ora em tempos de crise, como reflete a nossa atualidade, a lente com que olhamos para a avaliação de desempenho deve ser alterada. O seu foco inicial de medição de performance torna-se menos relevante, comparativamente, ganhando importância o suporte às equipas e aos indivíduos no atingimento dos objetivos definidos. Esse suporte pode surgir em vários formatos, nomeadamente garantindo que todos conhecem os dados relevantes, têm acesso a formação/conhecimento necessário, agilizando processos internos etc.
Assim, o suporte requerido pode derivar de esforços diferenciados e divididos entre a estrutura organizacional e hierárquica da organização. Adicionalmente, podemos rever a estrutura do próprio sistema de avaliação de desempenho e para tal uma opção com bons resultados é olhar para a gamificação como suporte ao processo.
A gamificação procura introduzir elementos associados a jogos como atividades, pontuações, níveis, regras de jogo, etc a outras atividades distintas. Tradicionalmente podemos encontrar gamification em ambientes de aprendizagem e formação, no entanto, extrapolando e adaptando o seu uso, poderá ter uma aplicabilidade alargada no seio organizacional. A gamificação é utilizada em meios de aprendizagem tendo em vista a melhoria dos níveis de engagement e motivação para a ultrapassagem de objetivos definidos. E é exatamente olhando para os objetivos que vemos uma oportunidade de potenciar a performance individual e de grupo.
A teoria de goal setting (Edwin Locke, 1968) indica-nos que estabelecer objetivos motiva os indivíduos para agirem sobre os mesmos, direcionando os seus esforços para as atividades mais relevantes e desencorajando as atividades menos relevantes. Em suma, a teoria sugere que cada indivíduo por si mesmo é capaz de direcionar os seus esforços para o que é mais relevante.
Assim, olhando para o desenho dos objetivos anuais de desempenho, poderá ser uma alternativa interessante rever os objetivos definidos e redesenhar os mesmos usando as lógicas de jogo. Gamificando! Partindo-os em objetivos intermédios (ex. níveis a superar), medição de KPI’s como níveis de atingimento, utilização de barras de progresso como forma de dar e receber feedback, learderboards para níveis de serviço são exemplos de oportunidades para incrementar a motivação, compromisso e engagement dos colaboradores, ao mesmo tempo que o foco é inequívoco nos objetivos primordiais.
A gamificação pode ainda ser utilizada para suportar objetivos menos estratégicos, mas importantes para organização. Assim a realização de tarefas chatas e rotineiras pode ser igualmente ser incentivada, medida e recompensada de forma direta (ex. se é necessário fazer a atualização manual de dados de cadastros, a atividade pode ser dividida em tarefas e por cada fase/nível atingido poderá haver uma recompensa diretamente associada).
Para a implementação de um sistema de avaliação de desempenho baseada em gamificação são sugeridos 6 passos essenciais: a constituição da equipa; determinação de objetivos a serem atingidos; definição de sistemas de recompensa; desenho da gamificação; teste; implementação.
Na sua empresa os seus colaboradores entram no jogo de atingirem os seus objetivos?
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