Centeno sai. Convoca candidatos para a sucessão no Eurogrupo

Centeno adianta que vai iniciar a convocação de candidatos e delinear o processo para a eleição de um novo presidente do Eurogrupo.

Depois de ser conhecido que deixará de ser ministro das Finanças, Mário Centeno anuncia que vai deixar a presidência do Eurogrupo a 13 de julho, o fim do mandato. Centeno adianta também que vai iniciar a convocação de candidatos e delinear o processo para a eleição de um novo presidente, prevista para 9 de julho.

A convocação será feita na quinta-feira, dia em que Centeno também irá informar os colegas do Eurogrupo da sua decisão de não se recandidatar para um segundo mandato. Cerca de um mês antes de sair do Eurogrupo, a 15 de junho, Centeno deixa a pasta das Finanças em Portugal, dando lugar a João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento.

A tomada de posse da nova equipa das Finanças acontecerá na próxima segunda-feira, de acordo com uma nota da Presidência em que Marcelo Rebelo de Sousa dava conta de que aceitou a proposta de exoneração de Centeno e de nomeação de Leão. Desta forma, Centeno ficará cerca de um mês à frente do Eurogrupo sem ser ministro das Finanças de Portugal.

A saída de Centeno implica também a demissão automática dos seus secretários de Estado, sendo que o atual secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, deverá sair para assumir a vice-presidência do Banco Europeu de Investimento (BEI), segundo apurou o ECO.

(Notícia atualizada às 14h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno sai. Convoca candidatos para a sucessão no Eurogrupo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião