Covid-19 dá primeiro prejuízo trimestral à dona da Zara

  • Lusa
  • 10 Junho 2020

Empresa decidiu fazer provisões de 308 milhões de euros relacionados com a execução do plano para impulsionar a plataforma online.

O grupo espanhol Inditex, dono da Zara e Massimo Dutti, líder mundial da venda de roupa a retalho, anunciou hoje um prejuízo de 409 milhões de euros, no trimestre de fevereiro a abril, e uma queda de 44% das receitas.

Segundo a informação enviada hoje à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores) espanhola, a empresa galega revela que regista um prejuízo num trimestre pela primeira vez da sua história, depois de ter obtido um lucro de 734 milhões de euros no primeiro trimestre fiscal de 2019.

A empresa decidiu fazer provisões de 308 milhões de euros relacionados com a execução do plano para impulsionar a plataforma online e integrar ainda mais esta plataforma nas restantes atividades do grupo.

Tendo em conta a provisão feita, o resultado operacional líquido (EBIT) foi de menos 508 milhões de euros e o resultado líquido de menos 409 milhões de euros.

O grupo informa que, apesar de 88% das suas lojas terem estado encerradas durante um determinado período do trimestre, devido à pandemia de Covid-19, a contração das vendas ficou “limitada” a uma descida de 44%, para 3,3 mil milhões de euros, durante esses três meses.

Por outro lado, a empresa teve “um forte crescimento”, de 50%, durante o período, nas vendas feitas ‘online’ (pela internet).

O grupo têxtil vai propor à sua assembleia geral, a realizar em 14 de julho próximo, a distribuição em novembro de um dividendo ordinário de 0,35 euros brutos por ação.

No entanto, segundo informação enviada também hoje à CNMV, a Inditex anunciou que não pagará os dividendos extraordinários que previa distribuir este ano.

A Inditex tem oito marcas comerciais (Zara, Pull and Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home, Uterque), trabalha 202 mercados em todo o mundo com mais de 7.000 lojas e emprega mais de 174.000 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19 dá primeiro prejuízo trimestral à dona da Zara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião