Mutualista compra 50 milhões de euros em nova dívida subordinada do Banco Montepio. Juro é de 9,5%

Banco emitiu dívida subordinada que vence em junho de 2030 e com opção de reembolso antecipado pelo Banco Montepio no final do quinto ano.

O Banco Montepio emitiu nova dívida subordinada para reforçar os rácios de capital. A operação de colocação de 50 milhões de euros em obrigações a dez anos aconteceu esta terça-feira e foi totalmente subscrita pelo principal acionista, o Montepio Geral Associação Mutualista.

A Caixa Económica Montepio Geral “realizou uma emissão de dívida subordinada ao abrigo do Programa de Euro Medium Term Note (EMTN) no montante de 50.000.000 de euros, com vencimento em junho de 2030 e com opção de reembolso antecipado pelo Banco Montepio no final do quinto ano“, anunciou, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Explica que tem uma “taxa de juro de 9,5%” e que a operação foi “integralmente subscrita pelo Montepio Geral Associação Mutualista, tendo por objetivo o reforço dos Fundos Próprios Complementares”.

A emissão acontece depois de a auditora PwC ter imposto à AMMG um corte de cerca de 400 milhões de euros na avaliação que atribui ao Banco Montepio. O pedido levou a um braço-de-ferro entre a administração da associação, liderada por Virgílio Lima, e os auditores da PwC que discordam sobre o valor a atribuir, no balanço da mutualista, ao Banco Montepio.

Segundo os últimos resultados, o banco registou uma subida de 60% dos lucros, para 21,7 milhões de euros. O resultado foi sobretudo impulsionado com a venda de dívida pública portuguesa, que rendeu 42 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mutualista compra 50 milhões de euros em nova dívida subordinada do Banco Montepio. Juro é de 9,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião