BE já recebeu cerca de 1.330 denúncias de abusos laborais. “É muito importante que a ACT atue”
Catarina Martins adianta que já foram entregues cerca de 1.300 denúncias que dizem respeito a abusos laborais de mais de 100 mil trabalhadores. Queixas serão entregues à ACT.
Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda (BE), anunciou que o partido já recebeu cerca de 1.330 denúncias relacionadas com abuso laboral fruto desta pandemia. Queixas serão entregues à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a quem a bloquista pede maior intervenção.
“Já recebemos cerca de 1.300 denúncias que dizem respeito à situação de mais de cem mil trabalhadores em todos o país em vários setores de atividade”, alerta a Catarina Martins, que esteve reunida com os trabalhadores da Bosch devido a denúncias relacionadas com abuso laboral.
Catarina Martins adianta ainda que “o Bloco de Esquerda fez um levantamento de tudo o que estava a acontecer no país através do site despedimentos.pt e esta semana e nos próximos dias está a entregar nas autoridades para as condições de trabalho de todo o país queixas referentes às situações que encontramos de desrespeito sobre os diretos dos trabalhadores”, destaca.
“É muito importante que a ACT atue na verdade. A emergência da pandemia foi utilizada para a margem da lei e para entidades patronais abusarem dos direitos dos trabalhadores e não cumprirem a lei do trabalho. Fizemos este levantamento e queremos que as autoridades atuem”, refere.
Em relação ao apoio que o Governo preparou para suceder ao lay-off simplificado, a líder do BE considera que “a proposta que o Governo apresenta sobre o lay-off pode e deve ser melhorada” porque mantém cortes acima de 20% para trabalhadores com salários médios em Portugal, que como sabem, depois de pagar as rendas e as contas da casa fica tão difícil chegar ao fim do mês”, conclui Catarina Martins.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BE já recebeu cerca de 1.330 denúncias de abusos laborais. “É muito importante que a ACT atue”
{{ noCommentsLabel }}