Vacina contra Covid-19 da BioNTech e da Pfizer mostra potencial em testes em humanos
Voluntários saudáveis testados apresentaram maiores níveis de anticorpos contra o vírus do que se observa normalmente nas pessoas infetadas.
A vacina para a Covid-19 que está a ser desenvolvida pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech e pela gigante farmacêutica dos EUA Pfizer mostrou potencial, tendo sido bem tolerada em testes iniciais realizados em humanos.
Esta é uma das 17 vacinas que estão a ser testadas em seres humanos, numa corrida para encontrar uma resposta para a pandemia que já matou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo, tendo infetado mais de 10 milhões até ao momento.
Outros três projetos envolvendo a Moderna, a CanSino Biologics e a Inovio Pharmaceuticals também apresentaram já resultados promissores em ensaios iniciais.
De acordo com a BioNTech, o teste de duas dosagens do seu medicamento BNT162b1 em 24 voluntários saudáveis mostrou que, após 28 dias, foram desenvolvidos níveis mais altos de anticorpos contra a Covid-19 do que os normalmente observados em pessoas infetadas pelo vírus.
A empresa alemã explicou ainda que a maior das duas doses — administradas através de duas injeções no intervalo de três semanas — foi seguida de uma febre curta em três dos quatro participantes após a segunda injeção.
“Estes primeiros resultados dos testes mostram que a vacina produz imunidade e causa uma forte resposta imune”, disse o cofundador e CEO da BioNTech, Ugur Sahin, citado pela agência Reuters. Acrescentou que a empresa está a agora a preparar ensaios mais alargados para perceber se a vacina se traduz numa proteção para o ser humano contra uma infeção real.
Esta notícia está a impulsionar os mercados acionista na Europa na sessão desta quinta-feira. As ações da BioNTech estão naturalmente em destaque, somando cerca de 8%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vacina contra Covid-19 da BioNTech e da Pfizer mostra potencial em testes em humanos
{{ noCommentsLabel }}