Pode esperar cinco meses para receber o cartão de cidadão

  • ECO
  • 2 Julho 2020

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação. Há balcões que só têm disponibilidade para entregar o mesmo no final do ano.

Cerca de 40 mil pessoas pediram novo cartão de cidadão durante o período de confinamento e há conservatórias a receber cerca de 800 cartões por dia. O problema prende-se com a entrega que pode demorar até cinco meses, avança a Renascença.

De acordo com o coordenador da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), José Abraão, há conservatórias e Lojas do Cidadão, sobretudo em Lisboa e Porto, a receber diariamente cerca de 800 cartões para entregar aos respetivos titulares. “Com tal pressão não conseguem fazer esse serviço em prazos razoáveis“, considera. José Abraão alerta que há pessoas que vão esperar vários meses, “até muito próximo do fim do ano” para receber o seu documento de identificação.

Matosinhos, Vila Nova de Gaia, São João da Madeira, Vila do Conde, Felgueiras e Seixal são alguns dos conselhos onde o tempo de espera é maior. Os títulos que caducaram a partir de 24 fevereiro continuarão válidos até 30 outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pode esperar cinco meses para receber o cartão de cidadão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião