NYT, FT e Reuters. Suspensão de Mexia e Manso Neto foi notícia internacional

  • Tiago Lopes
  • 7 Julho 2020

António Mexia e António Manso Neto foram suspensos de funções. A imprensa internacional seguiu atentamente a notícia avançada em primeira mão pelo ECO.

A decisão do juiz Carlos Alexandre, que suspendeu António Mexia das funções de presidente da EDP e João Manso Neto da liderança da EDP Renováveis, no âmbito do caso EDP, não passou despercebida na imprensa internacional.

A notícia chegou ao The New York Times através da Reuters. O jornal refere, inclusivamente, que a informação foi avançada em primeira mão pelo ECO. Indica também que Miguel Stilwell d’Andrade, até agora administrador financeiro da EDP, é o novo CEO interino da empresa. Por último, o jornal noticia que a decisão de Carlos Alexandre levou à suspensão da negociação das ações da EDP e da EDP Renováveis na bolsa de Lisboa.

O Financial Times também faz referência ao afastamento de António Mexia, presidente da EDP desde 2006, e de João Manso Neto. O jornal económico britânico diz que os dois gestores foram constituídos arguidos há três anos, no dia 2 de junho de 2017, num processo que já dura há oito anos e que também envolve o ex-ministro da economia de Portugal Manuel Pinho.

A Reuters titula “Juiz português suspende presidente da EDP por suspeitas de corrupção”. A agência recorda também que o juiz Carlos Alexandre está responsável por outro caso mediático da justiça portuguesa que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Mas não foi apenas em língua inglesa. A suspensão foi também destacada na imprensa de Espanha. Por exemplo, o Cinco Días, que faz parte do El País, ressalvou a suspensão das ações da EDP pela “alegada fraude dos seus administradores”. O El Mundo seguiu o mesmo caminho, focando-se na suspensão das ações da EDP.

António Mexia e João Manso Neto foram suspensos de funções pelo juiz de instrução criminal, no âmbito das medidas de coação propostas pelo Ministério Público. A defesa vai recorrer, mas o recurso não tem efeito suspensivo.

Os dois gestores terão ainda de pagar uma caução no valor de um milhão de euros. O despacho de Carlos Alexandre refere que Mexia está impedido de exercer qualquer cargo de gestão/administração em empresas do Grupo EDP, ou por este controladas, em Portugal ou no estrangeiro, tem de entregar o passaporte e, está proibido de viajar para o estrangeiro e proibido de entrar em todos os edifícios da EDP. A suspensão extingue-se ao fim de oito meses.

O processo das rendas excessivas da EDP está há cerca de oito anos em investigação no Departamento Central de Investigação e Ação Penal e tem cinco arguidos: António Mexia, João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, o ex-ministro Manuel Pinho, o administrador da REN e antigo consultor de Pinho, João Faria Conceição, e Pedro Furtado, responsável de regulação na empresa gestora das redes energéticas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NYT, FT e Reuters. Suspensão de Mexia e Manso Neto foi notícia internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião