Ministro dos Negócios Estrangeiros regressa da Índia este domingo a Portugal

  • Lusa
  • 8 Janeiro 2017

O ministro dos Negócios Estrangeiros interrompe esta noite a visita de Estado à Índia e regressa a Portugal para estar presente nas cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República Mário Soares.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, interrompe esta noite a visita de Estado à Índia e regressa a Portugal para estar presente nas cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República Mário Soares.

O corpo do antigo Presidente da República Mário Soares, que faleceu no sábado, aos 92 anos, vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13:00 de segunda-feira e o funeral realiza-se a partir das 15:30 de terça-feira no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Ainda segundo fonte do Governo português, o regresso antecipado de Augusto Santos Silva a Portugal relaciona-se também com a esperada presença de representantes de países estrangeiros nas cerimónias fúnebres.

Augusto Santos Silva integra a comitiva do primeiro-ministro, António Costa, que desde sábado realiza uma visita de seis dias à Índia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros está neste momento em Bangalore, a capital empresarial e tecnológica da Índia, mas já não seguirá para os estados do Gujarat e de Goa.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro dos Negócios Estrangeiros regressa da Índia este domingo a Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião