COSEC quase duplica quota de mercado em seguros caução

  • ECO Seguros
  • 13 Julho 2020

A produção da companhia no segmento de seguro caução equivaleu a 54,3% de quota mercado em março. A empresa afirma que investimento e ação comercial permitiram quase duplicar a parte de um ano antes.

A COSEC – Companhia de Seguro de Créditos alcançou “um crescimento de 80% nos Seguros Caução durante o primeiro trimestre deste ano, comparativamente ao mesmo período do ano passado, num contexto em que este mercado registou um decréscimo de -35%,” anunciou a entidade sediada em Lisboa.

Referindo dados da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), e considerando a produção em seguro caução, a quota de mercado da COSEC “é agora de 54,3%, em comparação com os 22,3% registados no primeiro trimestre de 2019” indica a seguradora participada pelo banco BPI e a Euler Hermes.

Estes dados são resultado do investimento que a COSEC vem fazendo no seu portefólio de soluções de Seguro Caução, através do lançamento de novos produtos, mostrando também um reforço da ação comercial que Companhia vem desenvolvendo e que lhe permite uma posição de liderança e credibilidade”, afirma Maria Celeste Hagatong, presidente do Conselho de Administração da COSEC.

As soluções de seguro caução da COSEC permitem às empresas nacionais “garantir o bom cumprimento das obrigações assumidas perante o beneficiário da caução. É um meio para, em situações em que há imposição legal ou regulamentar, assegurar garantia de proteção do beneficiário perante incumprimento contratual e/ou financeiro de um tomador”, explica a entidade em comunicado.

A liderança de mercado não se esgota nas cauções. Segundo anunciou em junho a companhia de seguros de crédito, no período compreendido entre março e maio deste ano, as operações aprovadas no âmbito da Linha de Seguros de Créditos de Curto Prazo para países fora da OCDE com garantia do Estado, sob gestão da Cosec, atingiram 50 milhões de euros, potenciando exportações de 229 milhões, cerca de 7% das exportações portuguesas de bens e serviços destinados a mercados fora da União Europeia.

Nesses três meses, o número de pedidos submetidos pelas empresas portuguesas a esta Linha aumentou cerca de 47% relativamente ao mesmo período de 2019, em consequência da redução dos níveis de cobertura por parte das companhias de seguros de créditos comerciais, decorrente do aumento de risco causado pela pandemia do COVID 19 e da subsequente crise económica.

“Apesar do aumento da procura, e com a totalidade das equipas em teletrabalho, foi possível à COSEC reduzir o prazo médio de decisão em cerca de 40%, para 5,8 dias úteis desde a entrada da candidatura, em coberturas até 1 milhão de euros, limite de competência de decisão atribuída à COSEC nesta Linha”, explica a instituição.

Constituída em 1969, a Cosec gere um sistema de seguro de créditos com garantia do Estado português (SCGE). Atualmente, a COSEC apoia 450 empresas, e tem riscos assumidos de cerca de 380 milhões. No primeiro trimestre do ano, a COSEC emitiu apólices a inúmeros setores de atividade, nomeadamente, para a indústria farmacêutica, construção, energia e combustíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

COSEC quase duplica quota de mercado em seguros caução

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião