Líderes europeus retomam negociações ainda longe de acordo
No primeiro dia de um Conselho Europeu considerado decisivo para o futuro da Europa, os líderes dos 27 mantiveram múltiplas divergências.
A maratona negocial para tentar alcançar um acordo sobre a resposta europeia à crise económica provocada pela pandemia de coronavírus prossegue este sábado em Bruxelas, com o reatar da reunião previsto para as 11h da manhã (hora local, mais uma que em Portugal).
No primeiro dia de um Conselho Europeu considerado decisivo para o futuro da Europa, os líderes dos 27 mantiveram múltiplas divergências sobre as várias questões relacionadas com o pacote anti-crise de ajudas europeias para relançar a economia que inclui dois importantes instrumentos — o orçamento europeu para os próximos sete anos e o fundo de recuperação económica que, juntos, atingem cerca de 1,82 biliões de euros, de acordo com a proposta de compromisso que estava em cima da mesa no início da cimeira.
Na primeira sessão de trabalhos esta sexta-feira os líderes tiveram direito a duas rondas de intervenções. Segundo várias fontes, durante essas horas em que estiveram fechados em intensas discussões abordaram alguns dos principais pontos de divisão, sobretudo o volume do orçamento europeu de longo prazo e do fundo de recuperação, a proporção do mix entre empréstimos e subvenções que deverá assumir o fundo bem como a sua governação.
Esta foi aliás um dos principais motivos de desacordo ontem, com a Holanda a defender que a aprovação do desembolso das ajudas aos países mais afetados pela crise deve ser feito sob estritas condições e submetido à unanimidade dos Estados-membros, com a possibilidade de cada um dos 27 poder vetar — o que muitos líderes rejeitam.
Os países ditos frugais que mais objeções têm apresentado às propostas em discussão continuam igualmente a insistir nos chamados rebates — os polémicos descontos que mantém nas suas contribuições para o orçamento comunitário.
Após a primeira sessão de trabalhos o Conselho Europeu interrompeu para consultas em formato de bilaterais ou de pequenos grupos de líderes. Depois, três horas após a convocatória para jantar, e perante o grau de divergências, o porta-voz do presidente do Conselho Europeu anunciava no Twitter a suspensão da reunião, e o reatar dos trabalhos para esta manhã.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Líderes europeus retomam negociações ainda longe de acordo
{{ noCommentsLabel }}