MetLife ultrapassa 50 mil milhões de euros em investimento responsável

  • ECO Seguros
  • 22 Julho 2020

O volume de ativos em carteira nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental cresceu acima dos 20% só em 2019, indicou a seguradora norte-americana.

A MetLife, companhia de seguros de vida e acidentes pessoais, aumentou o seu portfólio de Investimento Responsável em cerca de 10 mil milhões de dólares (cerca de 8,7 mil milhões de euros), em 2019, alcançando um montante total de 58 mil milhões (cerca de 50,7 mil milhões de euros), incluindo investimentos verdes, infraestruturas, títulos de dívida municipais, e investimentos em habitação acessível, detalha o seu mais recente Relatório de Sustentabilidade.

A estratégia de investimento responsável da MetLife enquadra-se, em certos eixos principais: infraestruturas, investimentos verdes, títulos de dívida municipais, habitação acessível, investimentos de impacto (inclusão financeira), revela o documento que mostra o trajeto da entidade face às questões climáticas e de investimento responsável.

“A aposta da MetLife na sustentabilidade orgulha-nos muito, uma vez que estamos já a proteger o futuro dos nossos clientes e das novas gerações. O investimento responsável não só torna o negócio mais eficiente, como também promove o bem-estar das comunidades que são sempre o foco da nossa atividade”, explica Oscar Herencia, Diretor Geral da MetLife na Iberia e responsável pelo Sul da Europa.

O Relatório de Sustentabilidade destaca a gestão das questões ambientais, sociais e de governo das sociedades (ESG, na sigla em inglês Environmental, Social and Governance) para ter um impacto positivo no mundo. Apontando acréscimo superior a 20% só no ano passado nas vertentes do investimento responsável, o relatório inclui informações sobre questões climáticas e investimento responsável.

Só na área do investimento verde, a 31 de dezembro de 2019, a MetLife registava cerca de 16 mil milhões de euros de ativos sob gestão. Já na área da habitação acessível, na mesma data, a MetLife detinha uma carteira 2,5 mil milhões de euros. No que se refere às grandes infraestruturas físicas, nomeadamente projetos de instalações de energias renováveis, 20,3 mil milhões de euros era o montante de investimento em carteira no final de 2019.

O interesse dos investidores nas questões ESG tem aumentado em todo o mundo, existindo clara evidência de que a integração destes fatores na tomada de decisões de investimento não só tem um impacto social bastante positivo, como oferece retorno.

“A estratégia de investimento socialmente responsável faz parte do nosso ADN enquanto empresa, empenhada na construção de um mundo melhor para a atual e futuras gerações”, conclui Oscar Herencia.

A MetLife Inc anunciou ainda que se tornou a primeira companhia de seguros com sede nos Estados Unidos da América a juntar-se ao United Nations Global Compact, a maior iniciativa na área da cidadania empresarial do mundo. O U.N. Global Compact apela a que as empresas alinhem as suas operações e estratégias com 10 princípios universais nas áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção.

(Atualização às 23h00: retificada variação percentual )

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MetLife ultrapassa 50 mil milhões de euros em investimento responsável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião