BCP ofusca arranque da bolsa nacional

Deslize de 12% dos títulos do BCP arrastou a praça lisboeta num dia em que o PSI-20 até abriu em alta ligeira, apoiado pelas ações da EDP renováveis, Jerónimo Martins e Galp.

O arranque até foi positivo, mas durou muito pouco. A bolsa nacional iniciou a sessão com ganhos ligeiros, mas rapidamente entrou em terreno negativo pressionada pelo tombo de 12% das ações do BCP.

O índice PSI-20 segue a desvalorizar 0,54%, para os 4.651,6 pontos, conduzido pela derrocada de 13,98% das ações do maior banco privado nacional, depois de este ter anunciado um aumento de capital de 1.300 milhões de euros, de forma devolver os 700 milhões em CoCos ao Estado e puxar pelos rácios de capital para 11%.

As ações do banco liderado por Nuno Amado já atingiram um mínimo histórico de 87 cêntimos. O BCP é assim o principal destaque negativo, num dia em que os ganhos de 1,31% dos títulos da Jerónimo Martins, para os 16,2 euros não são suficientes para ditar uma evolução na praça lisboeta. O avanço das ações da retalhista acontece depois de a Blackrock ter voltado a ultrapassar o patamar dos 2% no respetivo capital, passando a deter uma posição de 2,01% na empresa liderada por Pedro Soares dos Santos. Já o BPI mantém-se estável próximo do preço da OPA: 1,128 euros.

Entre as maiores quedas do índice nacional incluem-se ainda a Mota-Engil e a Sonae Capital que recuam 1,41% e 1,36% para 1,61 euros e 73 cêntimos.

Entre as energéticas, o arranque de sessão é marcado por perdas ligeiras, com a Galp a ser a única exceção positiva. As ações da petrolífera sobem 0,25%, para os 14,21 euros, em dia de ganhos nas cotações do petróleo. Já a EDP e a EDP Renováveis perdem 0,25% e 0,34%, respetivamente, para 2,79 e 5,94 euros. O CaixaBI decidiu reduzir o preço-alvo das ações da EDP Renováveis para o ano de 2017, dos 7,70 para 7,60 euros, tendo mantido a recomendação de “comprar”.

Na Europa, o arranque de sessão também é negativo, com o Stoxx Europe 600 a recuar 0,05%, para os 363,59 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP ofusca arranque da bolsa nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião