Mundial: Mais 16 seleções e muitos mais milhões

  • Leonor Rodrigues
  • 10 Janeiro 2017

A FIFA aprovou por unanimidade o alargamento de 32 para 48 seleções a competir nos campeonatos mundiais a partir de 2026. Um aumento de se vai refletir também nas receitas do organismo.

O Conselho da FIFA aprovou esta terça-feira por unanimidade o alagamento da fase final do Mundial de futebol a partir de 2026. Mais equipas vão ter oportunidade de participar na fase final da competição, ao mesmo tempo que organismo vai conseguir recolher mais uns milhões em receitas.

Na prática, em vez das habituais 32 seleções vão estar a competir 48, distribuídas por três grupos de 16 equipas. De acordo com o comunicado na rede social Twitter, a alteração – que tem como objetivo aumentar a qualidade da competição – só será efetiva a partir de 2026, o que significa que nos campeonatos do Mundo da Rússia e do Qatar vão continuar a competir as 32 seleções, número definido pela FIFA em 1998.

O número de seleções aumenta mas as receitas também: com esta alteração, o organismo desportivo conta aumentar as suas receitas em cerca de 20%. De acordo com a Bloomberg, os ganhos da FIFA podem aumentar em 6,5 mil milhões de dólares (cerca de 6,2 mil milhões de euros).

A partir de 2026 vão também haver mais jogos: 80 em vez dos habituais 64, que irão decorrer em pouco mais de um mês. Outro objetivo da FIFA é conseguir agendar as partidas para o horário nobre nos principais mercados e não tendo em conta apenas o país que acolhe o campeonato.

No próximo campeonato do mundo, na Rússia em 2018, o organismo espera encaixar 5,5 mil milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mundial: Mais 16 seleções e muitos mais milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião