BRANDS' TRABALHO Liderança na era transformacional
Marta Santos, Associate Partner EY, e Maristela Abreu, Senior EY, People Advisory Services, falam do papel essencial dos líderes transformacionais nos tempos de correm.
A nível global, e de forma viral, atravessamos mais uma era de transformação, em que a tecnologia tem transformado o nosso estilo de vida. Nas organizações assistimos a transformações digitais que afetam as pessoas e os métodos de trabalho.
Nesta era, o foco são as pessoas e estas necessitam de liderança transformacional. As organizações, mais do que nunca, necessitam adaptar a sua liderança a novas rotinas que sejam produtivas, criativas e inovadoras.
Os líderes transformacionais são essenciais. Devem promover meios para o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas, uma comunicação bidirecional, uma liderança inspiradora e participativa, que possa alavancar e desenvolvimento dos colaboradores.
Líderes capazes de comunicar informação pertinente e crítica de forma clara, com empatia e sensibilidade, assegurando às suas pessoas a união em momentos de crise e a garantia que poderão ultrapassar cada obstáculo como uma equipa.
Para despertar nas pessoas a necessidade de pensarem de forma crítica e criativa há necessidade de capacitá-las para a reflexão além do contexto tradicional. Em períodos de disrupção, devemos pensar em diferentes tipologias de formação, de forma a garantir que abrangemos os vários estilos de aprendizagem das nossas pessoas. Cada tipologia de formação requer uma análise continuada, uma compreensão integrada dos seus impactos e uma articulação com a liderança, que promova a evolução contínua de novas capacidades, conhecimentos e experiência, alinhadas com as mais recentes tendências.
De acordo com o investigador Bernard M. Bass, existem quatro componentes de liderança transformacional:
- A primeira é a estimulação Intelectual. Os líderes transformacionais são capazes de desafiar o padrão atual, incentivando a criatividade entre a equipa através da exploração de novas formas de atuar e oportunidades de aprendizagem.
- A segunda é a que promove relações acolhedoras e mantém as linhas de comunicação abertas para permitir a partilha de ideias, assegurando o reconhecimento direto das contribuições de cada membro.
- A terceira é motivação inspiracional, a disposição de uma visão clara que permite a articulação transparente na equipa, apoiando os membros a terem a mesma compaixão e motivação para alcançarem as suas metas.
- Por fim, a influência idealizada, onde o líder transformacional serve como um role model para a sua equipa.
Através da sua visão e energia, os líderes transformacionais são a inspiração que a equipa necessita para delinearem as suas expectativas, perceções e motivações para trabalharem em direção a um objetivo comum.
Atravessamos, de forma global, mais uma era de transformação. A liderança transformacional tem um papel fundamental para garantir que todos nós possamos atravessar este período juntos, promovendo a sustentabilidade e a evolução das nossas organizações.
Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (convites, newsletters, estudos, etc), por favor clique aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Liderança na era transformacional
{{ noCommentsLabel }}