Centenas manifestam-se em Lisboa e no Porto contra intimidação e racismo da extrema-direita

  • Lusa e ECO
  • 16 Agosto 2020

Centenas de pessoas manifestaram-se em Lisboa e no Porto contra “tentativas de intimidação” a três deputadas e a sete ativistas antifascistas e antirracistas.

Manifestantes no Porto durante a concentração “Unidos Contra O Fascismo” organizada pela Frente Unitária Antifascista “contra discursos xenófobos, racistas e tentativas de intimidação” e “face às ameaças e chantagens por parte de organizações de extrema-direita neonazis que recaíram sobre sete ativistas antifascistas e anti-racistas e três deputadas”.MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Cerca de trezentas pessoas participaram no Porto, durante a tarde deste domingo, numa concentração contra “tentativas de intimidação” a três deputadas e a sete ativistas antifascistas e antirracistas, constatou a Lusa no local. Também em Lisboa, sob o mesmo mote, os manifestantes concentraram-se na Praça Luís de Camões com cartazes contra o “fascismo” e entoando gritos de protesto.

Entre os manifestantes concentrados no Porto encontrava-se Luís Lisboa, coordenador do núcleo de Guimarães da Frente Unitária Antifascista (FUA), um dos primeiros ativistas a formalizar queixa-crime pelas ameaças e que disse encontrar-se já sob proteção policial. “Temos de nos insurgir contra esta vil ameaça. Isto não passa de terrorismo”, afirmou aos jornalistas.

Este tipo de ameaças, sublinhou, “só se pode combater com a decência, com a fraternidade, com a solidariedade e com o levantamento popular. Isto não é um ataque a dez pessoas, é um ataque a todo o país. E todo o país tem de combater, mais do que nunca, estas tentativas de retrocesso, de voltar ao passado”.

Durante a concentração, que prosseguia pouco depois das 16h00 e que estava a ser acompanhada por um discreto dispositivo policial, mas sem quaisquer incidentes, ouviram-se palavras de ordem como “fascismo nunca mais”.

Também presente no protesto do Porto, outra ativista da FUA, Andreia Santos, recusou a “cedência ao medo”, face às tentativas de intimidação. “Medo não é o que nos move. Não o sentimos e não vamos de deixar de ser antifascistas. Se vão recorrer a métodos pidescos, não nos vão intimidar”, garantiu, num discurso pautado por críticas à legalização do partido de extrema-direita Chega, que lhe permitiu eleger um deputado.

Mas recusou que o Chega seja, por si só, culpado disto tudo. “O Chega não é a causa. O Chega veio normalizar o discurso da extrema-direita”, acrescentou.

Ativistas em Lisboa durante a concentração “Unidos Contra O Fascismo” organizada pela Frente Unitária Antifascista.ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Tino de Rãs, do partido RIR, juntou-se igualmente ao protesto, “a pedido da filha”, porque — disse — “é preciso lutar contra aqueles que andam à boleia da democracia”.

Nos últimos dias, três deputadas e sete ativistas foram alvo de ameaças por uma autoproclamada “Nova Ordem de Avis – Resistência Nacional”, que reivindicou também uma ação junto à associação SOS Racismo.

Na quinta-feira, o Ministério Público instaurou um inquérito-crime ao assunto, um dia depois de o dirigente da SOS Racismo Mamadou Ba ter prestado declarações na Polícia Judiciária e ter confirmado a receção, juntamente com mais nove pessoas, de uma mensagem de correio eletrónico a estipular o prazo de 48 horas para abandonar o país.

Ao comentar as ameaças, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recomendou aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo. Tal como o Governo, que condenou estas ações como “uma ameaça à própria democracia”, o presidente da Assembleia da República e vários partidos repudiaram as ameaças feitas aos ativistas e à associação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centenas manifestam-se em Lisboa e no Porto contra intimidação e racismo da extrema-direita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião