Governo avançou com apenas 18% das casas prometidas em 2018

  • ECO
  • 22 Agosto 2020

Jornal de Notícias avança que foram concretizadas apenas 18% das metas até 2024 do programa 1º Direito com a assinatura de menos de cinco mil contratos, num universo esperado superior a 25 mil.

O programa 1º Direito foi criado em junho de 2018 com o objetivo de resolver a carência habitacional de 25.762 famílias. Passados dois anos, foram concretizadas apenas 18% das metas com a assinatura de menos de cinco mil contratos, segundo noticia este sábado o Jornal de Notícias (acesso pago).

Foram assinados, até 24 de julho, acordos para disponibilizar 4.740 novas habitações em Lisboa, Almada, Oeiras, Évora e Arruda dos Vinhos. A execução do programa até ao momento poderá comprometer a concretização do objetivo delineado pelo primeiro-ministro António Costa, que se comprometeu a eliminar todas as situações de carência habitacional até 25 de abril de 2024, de acordo com informações recolhidas pelo diário.

Além do atraso, escreve o JN que o levantamento de fogos existentes a nível nacional, concluído em fevereiro de 2018, já não corresponde à realidade e é preciso ser atualizado. Para o financiamento do programa 1.º Direito, o Governo vai usar 700 milhões de euros do Orçamento do Estado até 2024, a que acrescem até mais mil milhões em empréstimos bonificados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo avançou com apenas 18% das casas prometidas em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião