SNS investe 8,4 milhões de euros para duplicar capacidade de testagem
Este investimento, que se vai dividir entre infraestruturas e equipamentos, vai permitir duplicar a capacidade para os 22 mil testes diários.
Vão ser investidos 8,4 milhões de euros no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para aumentar a capacidade de testagem. Atualmente são feitos cerca de 10 mil testes de diagnóstico de Covid-19 por dia, e, com este investimento, será possível duplicar este número, para chegar aos 22 mil testes diários.
Do valor investido, cerca de 4,8 milhões terão como destino infraestruturas e aproximadamente 3,5 milhões são para equipamentos, adiantou Fernando Almeida, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), na conferência de imprensa habitual, transmitida pelas televisões.
O objetivo “não é fazer testes avulsos, sem critério, mas aumentar a capacidade de resposta”, apontou o responsável. O presidente do INSA adiantou também que este investimento não é exclusivamente dedicado ao diagnóstico de Covid-19 mas também a outras patologias que possam vir a ocorrer.
Fernando Almeida esclareceu também que, mesmo com este investimento, irá continuar a colaboração com o setor privado na realização dos testes. A testagem está a ser feita por três grupos de laboratórios, sendo eles “os do SNS, que fazem 47% do total dos testes diariamente, o setor privado, que fazem 40%, e as universidades e outros laboratórios associados, que fazem cerca de 12%”, explicou.
(Notícia atualizada às 14h55)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
SNS investe 8,4 milhões de euros para duplicar capacidade de testagem
{{ noCommentsLabel }}