Um em cada cinco novos desempregados foi despedido

  • ECO
  • 25 Agosto 2020

Número de novas inscrições no IEFP por causa de despedimento atingiu as 47 mil pessoas entre março e julho, num aumento de 123% face ao mesmo período do ano anterior.

Quase um quinto (19%) dos novos desempregados que se inscreveram nos centros de emprego ao longo dos cinco meses que marcam o arranque desta crise – entre março e julho – foram “despedidos”, de acordo com dados do IEFP citados pelo Jornal de Negócios (acesso pago).

Numa altura em que o total de inscrições no IEFP subiu 35%, o número de novas inscrições por causa de despedimento atingiu as 47 mil pessoas, num aumento de 123% face ao mesmo período do ano anterior. O peso dos despedimentos no total de novos inscritos ao longo dos últimos cinco meses foi de 19% do total de 245 mil quando no mesmo período do ano passado se fixava nos 12%.

A seguir aos despedimentos, o segundo maior aumento nos motivos que levaram ao desemprego foi o “fim de contrato não permanente”, que registou um crescimento de 71% neste período. Entre março e julho, contudo, foram estes contratados a prazo a serem os mais castigados pela pandemia: 136 mil pessoas inscreveram-se nos centros de emprego por “fim de contrato não permanente”, ou seja, 56% do total.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um em cada cinco novos desempregados foi despedido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião