Portugal espera 5,9 mil milhões do SURE para apoiar lay-off

  • ECO
  • 25 Agosto 2020

Valor solicitado por Portugal fica apenas atrás dos solicitados por Itália (27,4 mil milhões), Espanha (21,3 mil milhões), Polónia (11,2 mil milhões) e Bélgica (7,8 mil milhões).

Portugal pediu 5,9 mil milhões de euros no âmbito do programa SURE, verba que ainda aguarda aprovação por parte de Bruxelas. O Executivo comunitário já apresentou a proposta de montante a entregar a 15 países, mas Portugal continua a aguardar que seja validado o montante solicitado por João Leão, diz o Público (acesso pago).

O Governo fez um pedido de financiamento de “cerca de 5,9 mil milhões de euros”, diz fonte oficial do Ministério das Finanças. Este valor fica apenas atrás dos solicitados por Itália (27,4 mil milhões), Espanha (21,3 mil milhões), Polónia (11,2 mil milhões) e Bélgica (7,8 mil milhões), alguns dos 15 países que já receberam “luz verde” de Bruxelas para este apoio às medidas de manutenção do emprego adotadas em plena pandemia.

“Portugal e a Hungria já solicitaram oficialmente apoio, estando os seus pedidos em vias de avaliação e a Comissão espera apresentar brevemente uma proposta de apoio a ambos os países“, afirmou a Comissão Europeia no dia em que revelou que propôs conceder um apoio apoio financeiro no valor de 81,4 mil milhões de euros a 15 países: Bélgica, Bulgária, República Checa, Grécia, Espanha, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Roménia.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Portugal espera 5,9 mil milhões do SURE para apoiar lay-off

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião