António Costa diz que DGS vai divulgar hoje parecer sobre a Festa do Avante
António Costa disse que este documento vai ser conhecido no briefing diário de apresentação dos número da Covid-19.
Afinal, a Direção-Geral da Saúde vai mesmo divulgar o parecer para a Festa do Avante. Em declarações aos jornalistas, transmitidas pela RTP3, António Costa disse que este documento vai ser conhecido no briefing diário de apresentação dos número da Covid-19.
“A DGS notificou ontem [domingo, 30 de agosto] o PCP das regras definidas e as regras vão ser divulgadas hoje no briefing normal. Vão ser divulgadas, obviamente”, afirmou o primeiro-ministro.
Esta afirmação, em linha com o que era pedido por Rui Rio, vem contradizer o que a DGS tinha afirmado numa nota emitida este domingo, 30 de agosto, em resposta às críticas que tinham sido feitas por Marcelo Rebelo de Sousa.
"As regras [para a Festa do Avante] vão ser divulgadas hoje no briefing normal.”
Depois de sanar as preocupações do Presidente da República por a “a cinco dias da realização do evento, não se conhecerem as regras sanitárias” para a Festa do Avante, revelando que o parecer foi enviado para o PCP no domingo, a DGS disse que não iria publicar esse parecer.
“A DGS não divulgará o conteúdo deste parecer, à semelhança de todos os pareceres técnicos entregues até ao momento, cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender”, referiu numa nota enviada às redações.
A entidade liderada por Graça Freitas assumiu a mesma postura que tinha adotado num primeiro documento que enviou ao PCP, remetendo a publicação para o partido.
Esta segunda-feira, ainda antes de António Costa ter afirmando publicamente que, afinal, o parecer vai ser revelado, isto depois de já ter informado Marcelo Rebelo de Sousa disso mesmo — “o Governo informou-me esta manhã que ia ser divulgado ao início da tarde” –, o PCP veio afirmar que iria divulgar o plano de contingência da Festa do Avante “ainda hoje”, não o parecer.
Em comunicado, o partido queixa-se da “gigantesca operação reacionária” contra a realização deste evento, criticando também a DGS pelas exigências que fez no parecer. Ainda assim, os comunistas consideram que o parecer reconhece a segurança da Festa.
(Notícia em atualização)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
António Costa diz que DGS vai divulgar hoje parecer sobre a Festa do Avante
{{ noCommentsLabel }}