António Costa diz que DGS vai divulgar hoje parecer sobre a Festa do Avante

António Costa disse que este documento vai ser conhecido no briefing diário de apresentação dos número da Covid-19.

Afinal, a Direção-Geral da Saúde vai mesmo divulgar o parecer para a Festa do Avante. Em declarações aos jornalistas, transmitidas pela RTP3, António Costa disse que este documento vai ser conhecido no briefing diário de apresentação dos número da Covid-19.

“A DGS notificou ontem [domingo, 30 de agosto] o PCP das regras definidas e as regras vão ser divulgadas hoje no briefing normal. Vão ser divulgadas, obviamente”, afirmou o primeiro-ministro.

Esta afirmação, em linha com o que era pedido por Rui Rio, vem contradizer o que a DGS tinha afirmado numa nota emitida este domingo, 30 de agosto, em resposta às críticas que tinham sido feitas por Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois de sanar as preocupações do Presidente da República por a “a cinco dias da realização do evento, não se conhecerem as regras sanitárias” para a Festa do Avante, revelando que o parecer foi enviado para o PCP no domingo, a DGS disse que não iria publicar esse parecer.

“A DGS não divulgará o conteúdo deste parecer, à semelhança de todos os pareceres técnicos entregues até ao momento, cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender”, referiu numa nota enviada às redações.

A entidade liderada por Graça Freitas assumiu a mesma postura que tinha adotado num primeiro documento que enviou ao PCP, remetendo a publicação para o partido.

Esta segunda-feira, ainda antes de António Costa ter afirmando publicamente que, afinal, o parecer vai ser revelado, isto depois de já ter informado Marcelo Rebelo de Sousa disso mesmo — “o Governo informou-me esta manhã que ia ser divulgado ao início da tarde” –, o PCP veio afirmar que iria divulgar o plano de contingência da Festa do Avante “ainda hoje”, não o parecer.

Em comunicado, o partido queixa-se da “gigantesca operação reacionária” contra a realização deste evento, criticando também a DGS pelas exigências que fez no parecer. Ainda assim, os comunistas consideram que o parecer reconhece a segurança da Festa.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa diz que DGS vai divulgar hoje parecer sobre a Festa do Avante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião