Tesla falha entrada no S&P 500. Ações derrapam 16%
Regresso das bolsas norte-americanas após o fim de semana prolongado nos EUA está a ser marcado pelo sentimento negativo em relação às tecnológicas.
A Tesla defraudou as expectativas de chegar ao índice de referência em Wall Street, o S&P 500, e os investidores estão a expressar a desilusão. Os títulos da empresa liderada por Elon Musk afundam 16,18% para 351,21 dólares na primeira sessão após o anúncio, que marca também o regresso das negociações nos EUA após o fim de semana prolongado para celebrar o Labor Day no país.
De forma surpreendente, a gestora de bolsas S&P Dow Jones Indices anunciou a inclusão da empresa de venda online de artesanato Etsy, da produtora de semicondutores Teradyne e da tecnológica especializada no setor da farmacêutica Catalent no S&P 500.
De fora ficou a Tesla cuja capitalização de mercado de cerca de 390 mil milhões de dólares é quase 10 vezes maior que o valor das outras três cotadas em conjunto. Apesar de terem uma dimensão inferior, têm um registo mais constante de lucros, o que poderá ter estado na origem da decisão, que não foi alvo de justificação oficial.
A Tesla está assim em destaque na primeira sessão em Wall Street após o feriado. O sentimento está a ser penalizado pelo ressurgimento das tensões entre EUA e China, bem como pelas preocupações em relação à recuperação económica. E são as tecnológicas que mais estão a pesar.
O Nasdaq tomba 3,62% para 10.903,79 pontos, com o peso das FAANG: o Facebook perde 3,58%, a Apple 5,24%, a Amazon 4,19%, a Netflix 3,21% e a dona da Google 3,60%. O S&P 500 cai 2,09% para 3.355,36 pontos, enquanto o Dow Jones recua 1,42% para 27.737,42 pontos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tesla falha entrada no S&P 500. Ações derrapam 16%
{{ noCommentsLabel }}