Goldman Sachs vê EDP como potencial alvo de aquisição. Ações ganham 3% e puxam por Lisboa

Num dia de menor liquidez nos mercados (dado que Wall Street está fechado a celebrar o Labor Day nos EUA), as ações europeias viveram um dia de ganhos.

Apesar de ter sido alvo de duas revisões em baixa do preço-alvo das ações por bancos de investimento, a EDP foi a estrela do PSI-20. A elétrica liderada por Miguel Stilwell d’Andrade reagiu em forte alta à nota do Goldman Sachs — que antecipa que a empresa possa ser alvo de um processo de aquisição — e levou a bolsa de Lisboa a acompanhar o sentimento positivo nas bolsas.

“Temos uma recomendação de «comprar» sobre a EDP pois a reforçada folha de balanço (no seguimento de medidas de desalavancagem na ordem dos cinco mil milhões de euros) poderá espoletar uma grande aceleração nos investimentos eólicos e solares”, diz a nota do Goldman Sachs. “Também vemos a EDP como um potencial candidato a uma aquisição“, sublinha, acrescentando que as ações negoceiam com desconto.

O banco de investimento norte-americano reviu em baixa a projeção para o preço da ação a 12 meses para 5,40 euros (face ao anterior preço-alvo de 5,60 euros). No mesmo dia, o Barclays também cortou o preço-alvo para 4,20 euros (de 4,40 euros). No entanto, os investidores pareceram mais focados na perspetiva de uma nova oferta de compra.

As ações da EDP ganharam 3,05% para 4,262 euros e lideraram os ganhos no PSI-20. Aliás, todo o setor da energia deu força ao índice. A Galp Energia subiu 2,5% para 9,106 euros e a EDP Renováveis somou 2,5% para 14,06 euros.

Entre os restantes pesos-pesados, a Nos valorizou 1,67% para 3,40 euros, a Jerónimo Martins ganhou 0,87% para 13,875 euros e o BCP fechou inalterado nos 0,0945 euros. Em sentido contrário, a Mota-Engil deslizou 0,14%, a Ibersol 0,75% e os CTT perderam 1,16% para 2,56 euros.

O índice PSI-20 fechou assim a subir 1,42% para 4.308,44 pontos. Lisboa acompanhou o sentimento positivo vivido na Europa, num dia de baixa liquidez devido ao fecho de Wall Street em observância do feriado nos EUA do Labor Day. O índice europeu Stoxx 600 valorizou 1,62%, o alemão DAX avançou 1,9%, o britânico FTSE 100 subiu 2,35, o francês CAC ganhou 1,7% e o espanhol IBEX 35 disparou 3,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Goldman Sachs vê EDP como potencial alvo de aquisição. Ações ganham 3% e puxam por Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião