Petróleo abaixo dos 40 dólares. Mercado fala em “estagnação”

O preço do barril do petróleo está a cotar abaixo dos 40 dólares, numa altura em que o mercado fala numa "estagnação" devido à pandemia.

Os preços do barril de petróleo estão em queda, poucos dias depois de terem batido máximos de cinco meses devido ao furacão Laura. Esta desvalorização do “ouro negro”, que passou a cotar abaixo dos 40 dólares em Nova Iorque, acontece numa altura em que a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) fala numa “estagnação” do mercado petrolífero devido à pandemia.

Negociado em Londres e usado como referência para as importações nacionais, o barril de Brent está a cair 1,08% para 42,20 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, segue a desvalorizar 1,13% para 39,32 dólares.

Este desempenho acontece numa altura em que a EIA fala numa “estagnação” do mercado petrolífero devido à pandemia. Contudo, o cenário não deverá piorar. Isto porque os armazéns acumularam muitos barris de petróleo com o confinamento e existe bastante incerteza quanto à recuperação do mercado petrolífero devido à China, diz a IEA.

“Há uma enorme incerteza, mas não esperamos nenhuma desaceleração séria adicional nos próximos meses”, diz Keisuke Sadamori, diretor diretor de mercados de energia e segurança da IEA, citado pela Reuters (conteúdo em inglês).

“Mesmo que (o mercado) não enfrente um crescimento robusto real em breve, o cenário do lado da procura é mais estável em comparação com os últimos três meses“, acrescentou o especialista.

Recorde-se que, na primavera, altura em que a pandemia paralisou o mundo, o preço da matéria-prima bateu mínimos históricos, consequência da fraca procura. Contudo, o preço estagnou nos 40 dólares, não descendo mais do que isso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo abaixo dos 40 dólares. Mercado fala em “estagnação”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião