AstraZeneca e Universidade de Oxford retomam ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19

  • ECO
  • 12 Setembro 2020

A terceira fase dos ensaios clínicos da potencial vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford vai ser retomada.

A autoridade de saúde do Reino Unido anunciou que é seguro que se retomem os ensaios clínicos da potencial vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, uma das quais a Comissão Europeia já encomendou. Recentemente, os ensaios clínicos foram suspensos a 6 de setembro após ter sido identificada uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo.

Assim, a terceira fase dos ensaios clínicos da vacina recomeça depois da luz verde dada pela autoridade de saúde britânica que garantiu que estes são seguros. Esta potencial vacina tem sido considerada como uma das mais relevantes no mercado, até pela Organização Mundial de Saúde. A Comissão Europeia já reservou 300 milhões de doses, caso a vacina venha a ser comercializada, para distribuir pelo Estados-membros, incluindo Portugal.

A retoma acontece após o caso de uma mulher no Reino Unido que mostrou sintomas neurológicos com uma doença inflamatória. Ao todo, há 18 mil pessoas que já receberam a vacinação durante os ensaios clínicos desta vacina. A Universidade de Oxford avisou que é esperado que alguns participantes, dada a dimensão dos ensaios clínicos, fiquem mal. “Todos os casos devem ser avaliados cuidadosamente para assegurar uma avaliação de segurança cuidada”, disse a Universidade em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AstraZeneca e Universidade de Oxford retomam ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião