Aviva vende subsidiária de Singapura e ficará com 25% de nova seguradora

  • ECO Seguros
  • 14 Setembro 2020

A Aviva Plc vendeu 75% da subsidiária de Singapura por 1,6 mil milhões de libras esterlinas ao câmbio de junho. Nos termos do acordo, o grupo britânico terá 25% de empresa resultante da transação.

A venda da participação maioritária na Aviva Singapore é objeto de acordo com um consórcio liderado pela Singapore Life Ltd (Singlife) e tem como objetivo a criação de novo líder de seguros na cidade Estado, justifica a instituição em comunicado.

A combinação beneficia da escala da Aviva Singapore com as capacidades inovadoras e focalizadas digitalmente do consórcio adquirente, que inclui ainda a TPG, sociedade privada de capital alternativo global, a Sumitomo Life e outras entidades, detalha o anúncio.

A cessão da Aviva Singapura “é um primeiro passo importante” na nova estratégia da Aviva, agora focada nos mercados do Reino Unido, Irlanda e Canadá. “Conseguimos um excelente valor inicial para os acionistas, mas também mantivemos um investimento num negócio Vida líder em Singapura com um atrativo potencial de crescimento a longo prazo. As receitas da venda irão reforçar ainda mais a nossa posição financeira e aumentar a nossa capacidade de cumprir objetivos estratégicos” afirma Amanda Blanc, CEO do grupo Aviva, citada no comunicado da instituição tricentenária.

A transação (rondando 1,66 mil milhões de euros à taxa de câmbio corrente do dólar local – SGD) supõe pagamento de parte em dinheiro (2000 milhões de SGD), acrescendo dividendos e instrumentos de dívida transacionáveis que a Aviva venderá mais tarde junto de outros investidores. Prevendo-se que o negócio fique concluído em janeiro de 2021, após aprovação das autoridades de regulação e concorrência, a Aviva Plc manterá 25% de participação na entidade resultante do acordo, explica o comunicado.

Nishit Majmudar, atual presidente executivo da Aviva Singapore, será o CEO da nova companhia, que vai operar sob a marca Aviva Singlife, cuja valorização é estimada em cerca de 1,8 mil milhões de libras esterlinas.

No último exercício, a Aviva Singapore realizou lucros líquidos de 83 milhões de libras, contribuindo com 46 milhões para o lucro consolidado da Aviva Plc. No final de junho, o ativo bruto da companhia singapuriana ascendia a 6,6 mil milhões de libras esterlinas, complementa o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aviva vende subsidiária de Singapura e ficará com 25% de nova seguradora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião