Mário Ferreira investe 11 milhões para entrar no capital de grupo internacional de cruzeiros

O empresário Mário Ferreira comunicou ao mercado que entrou no capital da Saga Cruises, um grupo de cruzeiros e seguros com sede no Reino Unido.

Mário Ferreira acaba de anunciar a aquisição de uma posição acionista de cerca de 3% na Saga, uma companhia internacional de cruzeiros especializada no segmento etário acima dos 50 anos. O dono da Douro Azul, que recentemente comprou parte da dona da TVI, investiu cerca de 11 milhões de euros através da Pluris.

Através de um comunicado ao regulador do mercado de capitais britânico, a Pluris revelou que passou a deter, direta e indiretamente, 3,2% do capital da Saga. Contactado pelo ECO, o empresário não quis fazer comentários.

A Saga — que detém a Saga Cruises, bem como negócios no ramo segurador — anunciou recentemente que iria avançar com um aumento de capital no valor de 150 milhões de libras (quase 165 milhões de euros), numa operação que visa reduzir o elevado nível de endividamento.

Esta companhia, que era detida pelos fundos de capital de risco Charterhouse, CVC e Permira até à entrada no mercado de capitais, em 2014, contava com uma dívida líquida de 650 milhões de libras (equivalente a mais de 710 milhões de euros) no final de junho. No mercado, a capitalização bolsista não ia além de 179 milhões.

A aposta de Mário Ferreira acontece numa altura de mudanças numa empresa daquele que é um dos setores mais afetados pela pandemia, o do turismo. A Saga apresentou prejuízos de 55 milhões de libras nos primeiros seis meses deste ano.

O empresário, dono da Douro Azul, aposta numa empresa de grandes dimensões naquele que é o seu negócio “core”, isto depois de recentemente ter investido 10,5 milhões para comprar 30,22% da Media Capital.

Mário Ferreira ainda se juntou a Paulo Fernandes, da Cofina, para lançar uma OPA sobre a Media Capital, mas o negócio acabou por ruir. O empresário acabou por avançar sozinho para um acordo com a Prisa, disponibilizando-se, à data, para investir mais 15 milhões de euros.

Depois de Mário Ferreira, a Prisa chegou a acordo com mais um conjunto de investidores para vender a totalidade da sua posição no capital da dona da TVI. Entre esses estão Cristina Ferreira, Tony Carreira e Pedro Abrunhosa.

(Notícia atualizada às 17h38 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Ferreira investe 11 milhões para entrar no capital de grupo internacional de cruzeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião