“Aguardo com grande expectativa a presidência portuguesa”, diz Ursula von der Leyen

  • ECO
  • 18 Setembro 2020

Presidente da CE aguarda com "grande expectativa" a presidência portuguesa e diz que o país terá um papel essencial no processo de reconstrução da crise, quando assumir a presidência rotativa.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse aguardar com “grande expectativa” a presidência portuguesa da União Europeia. Em entrevista ao Público (acesso pago) lembra que “sempre viu em Portugal um forte aliado pela causa da Europa e que o país terá um papel fundamental no processo de reconstrução da crise a partir de 2021.

“Aguardo com grande expectativa a presidência portuguesa. Desde que assumi o cargo sempre vi em Portugal um forte aliado pela causa da Europa. A tarefa que agora vai ter pela frente vai ser de liderar e abrir o caminho para deixarmos o atual estado de incerteza e fragilidade provocado pelo coronavírus e iniciarmos o processo de recuperação, aproveitando a oportunidade do [fundo] “Próxima Geração UE” para mais modernização, mais digitalização e mais sustentabilidade para a nossa economia”, afirma Ursula von der Leyen, numa entrevista coletiva a vários jornais europeus, entre eles o Público.

Ursula von der Leyen destacou ainda que Portugal terá um papel essencial no processo de reconstrução da crise, a partir de janeiro de 2021, quando assumir a presidência da União Europeia. Na mesma entrevista a responsável fala do Plano de Recuperação e do Reino Unido. “Foi uma surpresa tão desagradável ver o acordo [de saída] existente ser posto em causa pela proposta de lei [do mercado interno] do Reino Unido — que agora tem de ser capaz de reparar a situação e restaurar a confiança que se quebrou”, diz a presidente da Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Aguardo com grande expectativa a presidência portuguesa”, diz Ursula von der Leyen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião