Galp cai 1% e arrasta bolsa de Lisboa para segundo dia de perdas
O PSI-20 acompanha as perdas ligeiras dos pares europeus naquele que é o seu segundo dia de quedas. A Galp Energia perde mais de 1% em bolsa, condicionando o índice bolsista lisboeta.
A bolsa nacional entrou com o pé esquerdo na última sessão da semana, alinhada com as perdas ligeiras das pares europeias, com os investidores ainda a digerirem a manutenção das políticas monetárias dos principais bancos centrais. O PSI-20 cai pelo segundo dia pressionado pelo recuo de mais de 1% das ações da Galp Energia
O PSI-20 recua 0,24%, para os 4.276,55 pontos, com a maioria dos títulos que o compõem no vermelho. Na Europa, o Stoxx 600 — índice que agrega as principais capitalizações bolsistas do Velho Continente — cai 0,1%.
A Galp Energia é a principal responsável pelo rumo negativo da praça bolsista nacional, num arranque de sessão em que as suas ações desvalorizam 1,17%, para os 8,93 euros.
No mesmo sentido, destaque para os recuos do BCP e da Nos. As ações do banco liderado por Miguel Maya perdem 0,86%, para os 9,17 cêntimos, enquanto as da telecom caem 1,09%, para os 3,264 euros.
Entre as retalhistas, o sentimento também é negativo, com a Jerónimo Martins a ver as suas ações descerem 0,36%, para os 14,005 euros e as da Sonae a desvalorizarem 0,99%, para os 59,9 cêntimos.
As quedas do índice de referência da bolsa lisboeta só não são mais acentuadas graças aos fortes ganhos dos títulos do universo EDP. A EDP soma 0,31% para os 4,233 euros enquanto a sua participada EDP Renováveis acelera 1,15%, para os 14,06 euros. Esses ganhos acontecem depois de ontem a EDP ter concretizado a primeira emissão de obrigações verdes denominadas em dólares, uma operação que lhe permitiu um encaixe de 850 milhões de dólares e em que pagou uma taxa de juro de 1,71%.
(Notícia atualizada às 08h25)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp cai 1% e arrasta bolsa de Lisboa para segundo dia de perdas
{{ noCommentsLabel }}