Governo prolonga estado de contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu alargar até às 23h59 de 14 de outubro a situação de estado de contingência "em todo o território nacional".

O Conselho de Ministros decidiu prolongar até às 23h59 de 14 de outubro a situação de estado de contingência “em todo o território nacional”. A informação foi transmitida pelo Governo em comunicado, numa altura em que a situação pandémica no país continua a evoluir desfavoravelmente.

Nesse sentido, continuarão em vigor as diversas medidas criadas pelo Executivo para tentar controlar a pandemia de Covid-19 e que entraram em vigor a 15 de setembro. Entre elas, a limitação dos ajuntamentos a dez pessoas, metade do que era permitido antes, exceto no caso das famílias em coabitação.

“Mantêm-se todas as medidas de contingência, sem nenhuma alteração”, explicou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa após a reunião.

Assim, o horário de abertura de estabelecimentos comerciais mantém-se nunca antes das 10 horas da manhã, exceto as pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios, até ao intervalo entre as 20h e as 23h, conforme definido por cada autarquia.

As refeições de grandes grupos também continuam proibidas nas zonas de restauração dos centros comerciais, onde apenas podem estar sentados grupos de quatro pessoas no máximo. Nos restantes restaurantes, o limite é de dez pessoas por grupo.

Continua também a medida especial criada para restaurantes, cafés e pastelarias que se localizem a menos de 300 metros das escolas, que só poderão atender grupos com quatro pessoas.

Há ainda outras medidas que visam travar a propagação da pandemia e que continuam em curso. É o caso da limitação à lotação dos transportes nos dois terços, a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos fechados e transportes, e as várias restrições ao consumo de bebidas alcoólicas.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h12)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prolonga estado de contingência até 14 de outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião