Google e Governo lançam ferramentas para acelerar transição digital

O Governo português e a Google assinaram um protocolo para acelerar a transição digital com formação e foco no emprego, empreendedorismo e inteligência artificial.

O Governo português assinou um memorando de entendimento com a Google Portugal que visa a recuperação económica e a aceleração da transição digital. O protocolo debruça-se sobre as “competências digitais e empregabilidade, empreendedorismo e inteligência artificial” e assenta em novas ferramentas que já estão disponíveis para particulares e empresas.

O programa “Gow Portugal With Google” foi assinado pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e pelo diretor-geral da Google Portugal, Bernardo Correia, com o intuito de acelerar a transição digital. “As sociedades que vão prosperar são aquelas sociedades que melhores forem capazes de fazer esta transição“, sinalizou Pedro Siza Vieira, aquando da assinatura do programa.

Entre as várias ferramentas anunciadas está um programa que facilita a procura de emprego no motor de busca da gigante tecnológica, ao abrigo de uma parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). “Esta experiência já conectou mais de 10 milhões de pessoas a empregos em todo o mundo”, adiantou Helena Martins, head of policy da Google Portugal.

Outra aposta do protocolo é a formação. Segundo o ministro da Economia, “uma das áreas em que Portugal tem um caminho a percorrer é o das qualificações básicas” ao nível do digital. Por isso, serão também lançados vários programas nesse sentido, sendo que o objetivo é “alcançar é 32 mil pessoas em Portugal” este ano, sublinhou Helena Martins.

A partir de 6 de outubro avança o “Atelier Digital”. “Desde 2016, mais de 83.000 portugueses foram formados em competências digitais através do Atelier Digital – cursos online e presenciais em colaboração com o Conselho Coordenador dos politécnicos portugueses. Agora, a versão presencial do Atelier Digital foi convertido para o online, numa versão webinar com um total de dez sessões com dez politécnicos diferentes”, adiantam um comunicado citado pela Lusa.

Há ainda outros programas direcionados para as empresas. Neste caso, o objetivo é apoiar a “internacionalização da nossa economia, promovendo no fundo o posicionamento das empresas e garantido que estão a tirar potencial a partir do que o mercado lhes abre”, referiu André de Aragão Azevedo, secretário de Estado da Transição Digital.

Nesse sentido vai ser lançada também a ferramenta “‘AI for business check-up”, que pretende colocar a inteligência artificial ao serviço dos negócios, tendo em vista a melhoria da competitividade global. Podem consultar todos os programas aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google e Governo lançam ferramentas para acelerar transição digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião